Professor, eu devo ensinar ou não ensinar gramática na escola? Eis a questão! O ponto chave para o início da nossa discussão!

Autores

  • Ricardo Santos David Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13233

Palavras-chave:

Gramática, Norma Padrão, Normas Gramaticais, Língua Materna

Resumo

Neste artigo científico pretendemos discutir o ensino atual de gramática na sala de aula, enfatizamos a importância da contextualização dos aspectos linguísticos relevantes ao ensino, da prática de texto e do respeito que se deve ter a todas as formas de uso da língua não só a norma padrão, mas também outras que o aluno tenha o contato com diferentes formas de se falar e escrever na própria língua. Pretende-se desmitificar o pensamento de que o uso da norma-padrão dá status e poder ao falante. Como procedimento metodológico, é feita a revisão bibliográfica de forma a mostrar as semelhanças que os autores citados no texto têm acerca da definição do termo gramática e da real importância do aprendizado das normas gramaticais. São apresentados alguns pontos que dificultando e desestimulam o trabalho com língua materna em sala de aula. Sugerem-se algumas práticas que podem ser aplicadas no ensino de língua materna, fazemos com o que aluno se torne ativo na aquisição de seu conhecimento, e não um mero expectador do processo ensino e aprendizagem. Por fim, queremos mostrar sim, a real e verdadeira  importância para o falante o nosso aluno algumas considerações que sejam de real valor para que isso não fique somente na escola, mas que todos vejam que o saber falar e escrever são importantes para a vida e no cotidiano.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Ricardo Santos David, Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU - Florida  Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em Docência do Ensino Superior e linguística aplicada, pela Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Referências

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______. Gramática de Usos. São Paulo: UNESP, 1999.

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POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

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Publicado

2017-08-06

Como Citar

David, R. S. . (2017). Professor, eu devo ensinar ou não ensinar gramática na escola? Eis a questão! O ponto chave para o início da nossa discussão!. Língu@ Nostr@, 5(1), 62 - 69. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13233