Uma análise da sintaxe de regras de concordância empregadas em textos escritos por alunos da educação básica: considerações relevantes para serem analisadas

Autores

  • Ricardo Santos David Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13235

Palavras-chave:

Uso, Gramática, Concordância verbal

Resumo

Este trabalho busca investigar o processo de concordância verbal efetivado em textos escritos,  produzidos por alunos da série final do Ensino Fundamental e por alunos da série final do Ensino Médio. Como corpus deste artigo, utilizamos seis produções textuais, sendo três textos de alunos do Ensino Fundamental e três textos de alunos do Ensino Médio. Essa escolha é justificada por dois motivos: amplitude da temática e a representatividade da ocorrência que queremos discutir no tocante à estrutura da concordância verbal quando o sujeito se encontra distante do verbo. Para tanto, nos baseamos na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso - LFCU e também nos estudos de Baccega (1989), Cunha (2003), Oliveira (2010), Possenti (2010) e Cezário;. Os resultados indicam uma tendência de o falante não flexionar o verbo, quando este se encontra distante do sujeito, ou seja, tem-se assim uma variação no uso da concordância verbal em relação às regras da gramática normativa.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Ricardo Santos David, Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em Docência do Ensino Superior e linguística aplicada, pela Universidade Candido Mendes - Rio de Janeiro. Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico - Espanha

Referências

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Publicado

2017-08-06

Como Citar

David, R. S. . (2017). Uma análise da sintaxe de regras de concordância empregadas em textos escritos por alunos da educação básica: considerações relevantes para serem analisadas. Língu@ Nostr@, 5(1), 85 - 96. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13235