Uma análise da sintaxe de regras de concordância empregadas em textos escritos por alunos da educação básica: considerações relevantes para serem analisadas
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13235Palavras-chave:
Uso, Gramática, Concordância verbalResumo
Este trabalho busca investigar o processo de concordância verbal efetivado em textos escritos, produzidos por alunos da série final do Ensino Fundamental e por alunos da série final do Ensino Médio. Como corpus deste artigo, utilizamos seis produções textuais, sendo três textos de alunos do Ensino Fundamental e três textos de alunos do Ensino Médio. Essa escolha é justificada por dois motivos: amplitude da temática e a representatividade da ocorrência que queremos discutir no tocante à estrutura da concordância verbal quando o sujeito se encontra distante do verbo. Para tanto, nos baseamos na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso - LFCU e também nos estudos de Baccega (1989), Cunha (2003), Oliveira (2010), Possenti (2010) e Cezário;. Os resultados indicam uma tendência de o falante não flexionar o verbo, quando este se encontra distante do sujeito, ou seja, tem-se assim uma variação no uso da concordância verbal em relação às regras da gramática normativa.
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