Teoria holística da atividade: uma perspectiva para o ensino linguoliterário na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13239Palavras-chave:
Teoria Holística da Atividade, Discurso e papel social docente, Enquadramento de trabalho docente, Desenvolvimento Profissional, Corresponsável, Ensino linguoliterário na Educação BásicaResumo
Este trabalho tem por objetivo fazer um levantamento das versões da Teoria Holística da Atividade (THA), de Marcos Gustavo Richter, desde o seu surgimento, por volta do ano 2000 até a sua nova versão (em fase de elaboração) nos anos de 2015 e 2016. Assim, os caminhos e percursos de pesquisas da THA serão descritos em termos de corpus e de instrumentos de análise, a fim de evidenciar seus conceitos-chave, sobretudo, os de enquadramento de trabalho docente e de desenvolvimento profissional corresponsável.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BENJAMIN, Alfred. A entrevista de ajuda. Tradução de Urias Corrêa Arantes. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREITAG, Felipe. Alunos autores do Ensino Médio: (re) educação linguoliterária na Teoria Holística da Atividade e instrumentalização docente através da Pesquisa-ação. (Dissertação de Mestrado-Programa de Pós-Graduação em Letras-UFSM). Disponível em:< http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7903>. Acesso em: 23 jun. 2016.
KADER, Carla Callegaro Côrrea. Assimetria interna aos sistemas alopoéticos versus autopoiese: um estudo dos fatores de atribuição à luz da Teoria Holística da Atividade. 2012. 227 p. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2012.
LUHMANN, Niklas. Social systems. Stanford: Stanford University Press, 1995.
RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição, representação e atividade. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2008.
______. Ensino do português e interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.
______. O modelo holístico como alternativa à formação docente. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 1., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. 1 CD-ROM.
______. Profissionalização docente segundo a teoria holística da atividade: estudo empregando software de mapeamento semântico. In: MOTTA, Vaima Alves; LEÃO, Rosaura Albuquerque (Orgs.). Linguagem e Interação: O ensino em pauta. São Carlos: Pedro e João Editores, 2011, p. 109-140.
______. Questionamentos para o Desenvolvimento Profisssional Corresponsável: DPC e Enquadramento. Material inédito. Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
______. Rumo a uma concepção holística de formação docente. In; Expressão Revista do Centro de Artes e Letras. Santa Maria, v.01, n.1, Jan/jun, 2004.
ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. Tradução de Manuel José do Carmo Ferreira e Alvamar Lamparelli. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
SARDINHA, T, B. Linguística de corpus. São Paulo: Manole, 2004.
SCOTT, M. WordSmith Tools Version 4. Oxford: Oxford University Press, 2004.
TEUBNER, Gunther. O Direito como sistema autopoiético. Tradução de José Engrácia Antunes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1996.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamiento y Lenguaje: Conferencias sobre Psicologia. In: VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Obras Escogidas II. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.
WHITE, R.; ARNDT, V. Process-writing. London: Longman, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.