Hot potatoes como apoio didático no ensino dos marcadores discursivos
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13256Palavras-chave:
Marcadores Discursivos, Materiais-fonte, Software Livre, Hot PotatoesResumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a questão do ensino dos marcadores discursivos, no contexto da Educação Básica, com o uso de softwares educacionais livres como apoio didático. A partir das proposições de Carmo e Alomba Ribeiro (2014) para a constituição de materiais-fonte (MENDES, 2012) e da caracterização teórica do fenômeno linguístico dos marcadores do discurso, nos termos de Alomba Ribeiro (2005), Neves (2000) e Portolés (2001), delineamos os pressupostos para elaboração de instrumentos didáticos configurados em diferentes suportes. Nesse sentido, discute-se a relação entre tecnologia e ensino de língua portuguesa. Nessa proposta, deu-se ênfase às relações lógico-discursivas de conjunção, disjunção e contrajunção, nos termos de Fávero (1999), Koch (1987) e Antunes (2005), fazen-do uso do software livre hot potatoes para mediação crítica e complemento à abordagem dos manuais didáticos.
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