Hot potatoes como apoio didático no ensino dos marcadores discursivos

Autores

  • Bougleux Bomjardim da Silva Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13256

Palavras-chave:

Marcadores Discursivos, Materiais-fonte, Software Livre, Hot Potatoes

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a questão do ensino dos marcadores discursivos, no contexto da Educação Básica, com o uso de softwares educacionais livres como apoio didático. A partir das proposições de Carmo e Alomba Ribeiro (2014) para a constituição de materiais-fonte (MENDES, 2012) e da caracterização teórica do fenômeno linguístico dos marcadores do discurso, nos termos de Alomba Ribeiro (2005), Neves (2000) e Portolés (2001), delineamos os pressupostos para elaboração de instrumentos didáticos configurados em diferentes suportes. Nesse sentido, discute-se a relação entre tecnologia e ensino de língua portuguesa. Nessa proposta, deu-se ênfase às relações lógico-discursivas de conjunção, disjunção e contrajunção, nos termos de Fávero (1999), Koch (1987) e Antunes (2005), fazen-do uso do software livre hot potatoes para mediação crítica e complemento à abordagem dos manuais didáticos.

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Biografia do Autor

Bougleux Bomjardim da Silva Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Bougleux Bomjardim da Silva Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Mestre em Letras, UESC / Profletras (2015). Especializando em Mídias e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e em Linguística Aplicada pela Faculdade Vale do Cricaré (2014). Membro do grupo de pesquisa Ensino de Língua Materna e Estrangeira.

Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora do Mestrado Linguagens e Representações e do Mestrado Profissional em Letras, UESC, Bahia. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá (2005).

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Carmo, B. B. da S. ., & Ribeiro, M. D. A. . (2016). Hot potatoes como apoio didático no ensino dos marcadores discursivos. Língu@ Nostr@, 4(1), 14 - 31. https://doi.org/10.22481/lnostra.v4i1.13256