Uso da estratégia cloze na avaliação e intervenção em leitura: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Lays Santana de Bastos Melo Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13277

Palavras-chave:

Leitura, Estratégia Cloze, Remediação da leitura

Resumo

O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão sistemática de literatura com o intuito de verificar a existência da divulgação científica a respeito do emprego da estratégia Cloze como instrumento de avaliação e de tratamento de problemas de leitura. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, tendo como fontes artigos científicos publicados nas bases eletrônicas do Scielo, Lilacs e Periódicos Capes. Privilegiaram-se as publicações em Língua Portuguesa datadas a partir de 2000. A coleta de dados ocorreu no período de maio de 2012 a maio de 2014, sendo selecionados 24 artigos que atendiam aos critérios definidos. Evidenciou-se que a maioria dos artigos (95%) abordavam aspectos da avaliação utilizando a técnica Cloze, em detrimento da intervenção. Tal fato revela a necessidade de realização de pesquisas e de divulgação da contribuição da estratégia Cloze aos programas de remediação dos transtornos de leitura.

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Biografia do Autor

Lays Santana de Bastos Melo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Lays Santana de Bastos Melo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduada em Fonoaudiologia (UFBa). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários (UFBa),  Mestre em  Letras (UFBa) e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Língua e Cultura (UFBa)

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Melo, L. S. de B. . (2019). Uso da estratégia cloze na avaliação e intervenção em leitura: uma revisão sistemática de literatura. Língu@ Nostr@, 3(1), 54 - 71. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13277