Uso da estratégia cloze na avaliação e intervenção em leitura: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13277Keywords:
Leitura, Estratégia Cloze, Remediação da leituraAbstract
O objetivo do presente artigo foi realizar uma revisão sistemática de literatura com o intuito de verificar a existência da divulgação científica a respeito do emprego da estratégia Cloze como instrumento de avaliação e de tratamento de problemas de leitura. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e descritivo, tendo como fontes artigos científicos publicados nas bases eletrônicas do Scielo, Lilacs e Periódicos Capes. Privilegiaram-se as publicações em Língua Portuguesa datadas a partir de 2000. A coleta de dados ocorreu no período de maio de 2012 a maio de 2014, sendo selecionados 24 artigos que atendiam aos critérios definidos. Evidenciou-se que a maioria dos artigos (95%) abordavam aspectos da avaliação utilizando a técnica Cloze, em detrimento da intervenção. Tal fato revela a necessidade de realização de pesquisas e de divulgação da contribuição da estratégia Cloze aos programas de remediação dos transtornos de leitura.
Downloads
References
BORMUTH, J. R. Cloze Test Readability: Criterion Reference scores. Journal of Education Measurement, v. 5, n. 3, p. 189-196, 1968.
BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica. v.12, n.2, Porto Alegre, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010279721999000200008&script=sci_arttext. Acesso em: 03 set. 2012.
CASTRO, R. M. C. A. Compreensão da leitura: aplicação da técnica do procedimento Close nos ensinos fundamental e médio. Crátilo: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Patos de Minas: UNIPAM, v.1, ano 1, p. 70-78, 2008. Disponível em: <http://cratilo.unipam.edu.br/documents/32405/37355/- CompreensaoDaLeitura.pdf>. Acesso em: 11 maio 2014.
COELHO, C. L. G.; CORREA, J. Desenvolvimento da Compreensão Leitora através do Monitoramento da Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 3, p. 575-581, 2010.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722010000300018&script=sci_arttext >. Acesso em: 13 maio 2014.
COSTA, P. S. O Teste Cloze na Avaliação de Aprendizagem: O Caso dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/573.pdf>. Acesso em: 01 set. 2014.
CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A. A. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, p. 237-245, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sciarttext&pid=S0102-79722006000200009>. Acesso em: 13 maio 2014.
______ . Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 549-562, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v21n3/10.pdf>. Acesso em: 01 set. 2010.
DAMÁSIO, M. L. F. Compreensão da leitura como fator determinante para o rendimento escolar: Aplicação da técnica de cloze em estudantes na educação básica. Revista Novas Ideias, Recife, v.1, n.1, p. 123-128, 2008.
DSM-IV-TR TM. Manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais. Tradução: Claúdia Dornelles. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
ELLIS, A. W. Leitura, escrita e dislexia: uma abordagem cognitiva. Tradução: Dayse Batista. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FRANK, A. Reading power through cloze. New York: Globe Books, 1980.
GARCÍA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GOMES, M. A. M.; BORUCHOVITCH, E. Aprendizagem autorregulada da leitura: resultados positivos de uma intervenção psicopedagógica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 3, p. 291-299, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010237722011000300004&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 maio 2014.
GRANT, P. L. The cloze procedure as an instructional device. Journal of Reading, v. 22, p. 699-705, 1979.
GRÉGOIRE, B.; PIÉRART, J. Avaliação dos problemas de leitura: Os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HUSSEIN, C. L. Avaliação de treino de leitura compreensiva e crítica: estudo com universitário. Avaliação de modalidades de treino de leitura. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.12, n. 2, p. 401-411, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572008000200011&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 maio 2014.
JOLY, M. C. R. A.; ISTOME, A. C. Compreensão em leitura e capacidade cognitiva: estudo de validade do teste Cloze Básico – mar. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 9, n. 2, p. 219-228, jul./dez, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v9n2/v9n2a10.pdf>. Acesso em: 01 set. 2010.
KINTSCH, W.; DIJK, T. A. V. Toward a Model of Text Comprehension and Production. Psychological review, v. 85, n. 5, 1978. Disponível em: <http://www.discourses.org/OldArticles/Towards%20a%20model.pdf>. Acesso em: 14 set. 2010.
LEFFA , V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra- Luzzatto. 1. Ed, 1996. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/aspectos_leitura.pdf>. Acesso em: 01 set.
Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental: língua portuguesa, 2008. Disponível em: <http://www.mec.gov.br> Acesso em: 18 abr. 2008.
OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. A técnica de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. In: A. A. A. SANTOS, E.; BORUCHOVITCH; K. L. OLIVEIRA (Orgs.). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
OMS. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. PINHEIRO, A. M. V. Leitura e escrita. Uma abordagem cognitiva. 2 ed. Campinas: Livro Pleno, 2006.
PRESLEY, M.; MCCORMICK, C. B. Cognition, teaching and assessment. New York: HarperCollins College Publishers, 1995.
RYE, J. Cloze procedure and the teaching of reading. London: Heinemann, Educational, 1982.
SANTOS, A. A. A. O Cloze como Técnica de Diagnóstico e Remediação da Compreensão em Leitura. Interação em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 217-226, 2004. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/psicologia/article/viewFile/3257/2617> Acesso em: 10 mai 2014.
SANTOS, A. A. A.; JOLY, M. C. R. A. Lendo Histórias em Família: Influência sobre o Vocabulário Infantil. Psicologia Escolar e Educacional, v. 1, n. 1, p. 39-44, 1996. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571996000100006> Acesso em: 10 maio 2014.
SANTOS, A. A. A. et al. O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3, p. 549-560, 2002.
SANTOS, A. A. A.; SUEHIRO, A. C. B.; OLIVEIRA, K. L. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Revista Estudos de Psicologia. PUC-Campinas, v. 21, n. 2, p. 29-41, mai/ago 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v21n2/a03v21n2.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2010.
SILVA, M. V. S. Leitura compreensiva e avaliação, 2005. Disponível em: <http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/letras/anais_2coloquio/leitura_compreensiva.pdf >. Acesso em: 01 set. 2010.
SMITH, F. Compreendendo a leitura. Trad. Daise Batista. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TAYLOR, W. L. Cloze procedure: A new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, v. 30, p. 415-433, 1953.
TEIXEIRA, T. C. Estudo psicométrico do teste dinâmico de leitura. Dissertação de mestrado. Universidade de São Francisco, Itatiba, 2009. Disponível em:<http://webp.usf.edu.br/itatiba/mestrado/psicologia/uploadAddress/tatiana_teixeira%5B
%5D.pdf > Acesso em: 25 out. 2012.
ZORZI, J. L.; CAPELLINI, A. S. Dislexia e outros distúrbios da leitura-escrita: letras desafiando a aprendizagem. 2 ed. São José dos Campos: Pulso, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.