O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento

Autores

  • Gizelle Macedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Letramento, Livro didático, Ensino

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar um livro didático de língua portuguesa, observando se ele utiliza gêneros textuais e de que forma ele os explora. Para tanto, foram discutidos os conceitos de alfabetização e letramento, com base no que diz Mary Kato, Leda V. Tfouni e Magda Soares. O nosso trabalho também tem como objetivo mostrar a definição de gêneros textuais, para, a partir de então, analisarmos o letramento como apropriação desses gêneros. Foi possível depreender, no decorrer da pesquisa, que é de fundamental importância que o ensino de língua portuguesa tome como base o que prega o letramento, pois, o trabalho com gêneros faz com que o aluno conviva, na escola, com situações reais de uso da língua, facilitando, assim, a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gizelle Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Gizelle Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Discente do curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Referências

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

Macedo, G. ., & Guaresi, R. . (2019). O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento. Língu@ Nostr@, 3(1), 95 - 108. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280