O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento

Authors

  • Gizelle Macedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280

Keywords:

Gêneros textuais, Letramento, Livro didático, Ensino

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar um livro didático de língua portuguesa, observando se ele utiliza gêneros textuais e de que forma ele os explora. Para tanto, foram discutidos os conceitos de alfabetização e letramento, com base no que diz Mary Kato, Leda V. Tfouni e Magda Soares. O nosso trabalho também tem como objetivo mostrar a definição de gêneros textuais, para, a partir de então, analisarmos o letramento como apropriação desses gêneros. Foi possível depreender, no decorrer da pesquisa, que é de fundamental importância que o ensino de língua portuguesa tome como base o que prega o letramento, pois, o trabalho com gêneros faz com que o aluno conviva, na escola, com situações reais de uso da língua, facilitando, assim, a aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gizelle Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Gizelle Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Discente do curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

References

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais e ensino de língua. UFPE: 2002.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEWULY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

KANASHIRO, Á. R. Projeto Araribá Português. São Paulo: Editora Moderna, 2006.

TFOUNI, L. Adultos não-alfabetizados: o avesso do avesso. São Paulo: Pontes, 1988.

KATO, M. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2007.

Published

2019-07-05

How to Cite

Macedo, G. ., & Guaresi, R. . (2019). O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento. Língu@ Nostr@, 3(1), 95 - 108. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280