Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Universidade Católica de Pelotas – UCPel
  • Vinícius Oliveira de Oliveira Universidade Católica de Pelotas – UCPel

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem da ortografia, Regularidades e irregularidades do sistema ortográfico brasileiro, Intervenção pedagógica

Resumo

uscamos, neste artigo, avaliar o desempenho ortográfico de uma criança de 09 anos de idade,  aluna do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bagé/RS. Para tanto, nos valemos dos estudos de Morais (2008) e da aplicação do roteiro de observação ortográfica, proposta por Zorzi (1998). Ao final do trabalho, propomos uma atividade de intervenção pedagógica, a qual visa intervir de forma sistematizada no aprendizado da aluna, auxiliando-a na compreensão do funcionamento do sistema ortográfico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Católica de Pelotas – UCPel

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Católica de Pelotas – UCPel

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – UCPel e bolsista CAPES

Vinícius Oliveira de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas – UCPel

Vinícius Oliveira de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas – UCPel

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – UCPel e bolsista CNPq

Referências

MORAIS, A. G.. Ortografia: ensinar e aprender. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.

ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

Guimarães, F. T. B. ., & de Oliveira, V. O. . (2019). Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro. Língu@ Nostr@, 3(1), 109 - 121. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281