Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem da ortografia, Regularidades e irregularidades do sistema ortográfico brasileiro, Intervenção pedagógicaResumo
uscamos, neste artigo, avaliar o desempenho ortográfico de uma criança de 09 anos de idade, aluna do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bagé/RS. Para tanto, nos valemos dos estudos de Morais (2008) e da aplicação do roteiro de observação ortográfica, proposta por Zorzi (1998). Ao final do trabalho, propomos uma atividade de intervenção pedagógica, a qual visa intervir de forma sistematizada no aprendizado da aluna, auxiliando-a na compreensão do funcionamento do sistema ortográfico brasileiro.
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Referências
MORAIS, A. G.. Ortografia: ensinar e aprender. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.
ZORZI, J. L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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Publicado
2019-07-05
Como Citar
Guimarães, F. T. B. ., & de Oliveira, V. O. . (2019). Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro. Língu@ Nostr@, 3(1), 109 - 121. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281
Edição
Seção
Artigos - Dossiê
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