Relatório - Letramento e gêneros textuais no ensino de língua materna: relatório de projeto de letramento

Autores

  • Charleni Araújo de Lima Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia
  • Roseli Pereira de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia
  • Ilma Dias dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13290

Palavras-chave:

Letramento, Projeto Pedagógico

Resumo

Neste projeto proposto sobre o letramento, aplicado no 4º ano do ensino fundamental, constatamos ser possível e pedagogicamente apropriado o desenvolvimento do ensino de língua materna por meio de projeto de letramento. Dolz e Scheneuwly (2004) sugerem que a melhor alternativa para trabalhar com o ensino de
gêneros textuais é envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar.

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Biografia do Autor

Charleni Araújo de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia

Charleni Araújo de Lima, Roseli Pereira de Almeida, Ilma Dias dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia

Graduandas em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.278 p.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo Santa Cruz Do Sul, v.32 n 53, p.1-25, dez, 2007.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, Artmed Editora, p.96-100, fev. 2004.

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

de Lima, C. A. ., de Almeida, R. P. ., & dos Santos, I. D. . (2019). Relatório - Letramento e gêneros textuais no ensino de língua materna: relatório de projeto de letramento. Língu@ Nostr@, 3(1), 171 - 175. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13290