PNA e Mobral: concepções e métodos de alfabetização da EJA no BRASIL no governo de João Goulart e na ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i2.13297Palavras-chave:
Alfabetização, Métodos de alfabetização, Ditadura MilitarResumo
O presente artigo toma como base a pesquisa documental sobre as iniciativas oficiais voltadas para o combate ao analfabetismo no Brasil, do ano de 1961 ao ano de 1985. Nesse sentido, localizamos leis e decretos produzidos durante o período em estudo. Mais estritamente, situamos as concepções e os métodos de alfabetização que estão materializados nas políticas públicas de alfabetização de jovens e
adultos no governo de João Goulart (1961-1964) e no período da Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
Privilegiamos informações acerca da fundamentação teórico-metodológica que orientou o ensino de
língua materna, destinado a jovens e adultos, sobretudo a concepção de alfabetização funcional utilizada
pela UNESCO para fundamentar as práticas alfabetizadoras desenvolvidas nos países da América Latina.
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