PNA e Mobral: concepções e métodos de alfabetização da EJA no BRASIL no governo de João Goulart e na ditadura militar

Authors

  • Hergon Henrique Brito Ramalho Leite Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i2.13297

Keywords:

Alfabetização, Métodos de alfabetização, Ditadura Militar

Abstract

O presente artigo toma como base a pesquisa documental sobre as iniciativas oficiais voltadas para o combate ao analfabetismo no Brasil, do ano de 1961 ao ano de 1985. Nesse sentido, localizamos leis e decretos produzidos durante o período em estudo. Mais estritamente, situamos as concepções e os métodos de alfabetização que estão materializados nas políticas públicas de alfabetização de jovens e
adultos no governo de João Goulart (1961-1964) e no período da Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
Privilegiamos informações acerca da fundamentação teórico-metodológica que orientou o ensino de
língua materna, destinado a jovens e adultos, sobretudo a concepção de alfabetização funcional utilizada
pela UNESCO para fundamentar as práticas alfabetizadoras desenvolvidas nos países da América Latina.

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Author Biography

Hergon Henrique Brito Ramalho Leite, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Hergon Henrique Brito Ramalho Leite, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Graduado em Pedagogia. Professor da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista - BA. Discente do curso de Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

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Published

2015-01-05

How to Cite

Leite, H. H. B. R. . (2015). PNA e Mobral: concepções e métodos de alfabetização da EJA no BRASIL no governo de João Goulart e na ditadura militar. Língu@ Nostr@, 2(2), 50 - 84. https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i2.13297