Realidade e tendências no ensino de biologia no brasil: análise de conhecimento vocabular em fragmento de livro didático por estudantes de 1º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13311Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Conhecimento vocabular, Livro didáticoResumo
Este artigo inclui uma revisão histórica das práticas do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos exibindo demandas da prática pedagógica, apresentando reflexões decorrentes do ensino prático e teórico nas salas de aula e observando as necessidades formativas dos alunos e as eventuais dificuldades encontradas pelos docentes. Este trabalho foi realizado no Colégio Estadual Nilton Gonçalves, Vitória da Conquista (BA), com alunos do 1° ano do ensino médio, cujo objetivo foi investigar a eficácia do ensino em escola da rede pública e analise do conhecimento adquirido pelos alunos.
Downloads
Referências
BORGES, R. M. R. e LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias Vol. 6 Nº 1 (2007). Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART10_Vol6_N1.pdf>. Acesso em 4 de agosto de 2014.
BORGES, R. M. R. LIMA, V. M. R. MENEGASSI, F. J. Conteúdos e Estratégias de Ensino Utilizadas em Aulas de Biologia.2005.
BRASIL PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC. SEMTEC. 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Escolha do livro didático. 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13658:escolha-do-livro-diatico&catid=195:seb-educacao-basica&Itemid=984> Acesso em: 06 de ago. 2014.
BRASIL/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei 11.738/2008 (art. 2º). 2009. Disponível em
CHAVES, E. Políticas públicas em educação. Blog das editoras Ática e Scipione, 2011. Disponível em <http://blog.aticascipione.com.br/eu-amo-educar/a-questao-das-politicas-publicas-em-educacao >
DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio-Pesquisa em
Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2001. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/44/203> Acesso em: 20 julho. 2014.
FERREIRA, V. As Tecnologias Interativas no Ensino. Química nova, 21(6), 1998.
GIORDAN, A.; VECCHI, G. DE (1996). As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. Apud PEDRANCINI, V. D; CORAZZA-NUNES, M. J; GALUCH, M. T. B; MOREIRA, A. L. O. R; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº 2, 299-309, 2007.
GOMES, F. K. DE S. CAVALLI, W. L. BONIFÁCIO, C. F. Os problemas e as soluções no ensino de Ciências e Biologia. I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia – Unioeste, Cascavel/ PR. 2008. Disponível em <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2055.pdf>
GONZAGA, P. DA C. SANTOS, C. DE M. R. SOUSA, F. M. DA C. COSTA, M. L. A prática de ensino de Biologia em escolas públicas: Perspectiva na visão de alunos e professores. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012 Junqueira & Marin Editores Livro 3 - p.003580. Disponíveis em <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2600p.pdf>
HOUAISS, A; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE GOIÁS – Campus Jataí; O ensino de ciências naturais em escolas públicas de Jataí-Go: uma reflexão sobre metodologias e recursos didáticos com alunos do ensino fundamental. 8ª Semana de Licenciatura. De 14 a 17 de junho de 2011.
KRASILCHICK, M. Reformas e Realidades: O curso do ensino de ciências. São Paulo. em perspectiva v. 14, n.1: p 85-93, 2000.
LEPIENSKI, Luis Marcos; PINHO, Kátia Elisa Prus; Recursos didáticos no ensino de biologia e ciências. Disponível em:http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf Acesso em: agosto de 2014.
LIRA, D. Último Segundo – 2014 Disponível em <http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-15/1-em-cada-4-professores-de-escolas-publicas-brasileiras-e-temporario-diz-ipea.html>
LONGHINI, I. M. Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010.Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.2, n.6, p.56-72, set./dez. 2012.
MOREIRA, M. L; DINIZ, R. E. S. O laboratório de Biologia no Ensino Médio: infra-estrutura e outros aspectos relevantes. Disponível em: <http://unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdebiologia.pdf> Acesso em: 06 de ago. 2014.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L. e MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, set.2010, p.225-249. Apud LONGHINI, I. M. Diferentes contextos do ensino de biologia no Brasil de 1970 a 2010.
ORLANDO, T. C. LIMA, A. R. SILVA, A. M. DA. FUZISSAKI, C. N. RAMOS, C. L. MACHADO, D. FERNANDES, F. F. LORENZI, J. C. C. LIMA, M. A. DE. GARDIM, S. BARBOSA, V. C. TRÉZ, T. DE A. E. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia celular e molecular no
Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. [S.I.] No. 01/2009. Fev. 2009. Disponível em: <http://sbbq.hospedagemdesites.ws/revista/ojs/index.php/REB/article/view/33/29> Acesso em: 06 de ago. 2014.
PEDRANCINI, V. D; CORAZZA-NUNES, M. J; GALUCH, M. T. B; MOREIRA, A. L. O. R; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº 2, 299-309 (2007).
PEREIRA, M. G., BARBOSA, A. T., STALLONY, G., ROCHA, D. C., NASCIMENTO, C. V. C., NECO, E. C. Modalidades didáticas utilizadas no Ensino de Biologia na educação básica e no ensino superior. Anais do V Congreso Internacional de Enseñanza de La Biología: Entretejiendo La enseñanza de La Biología en una urdimbre emancipadora. Córdoba. Argentina, 2013, p. 591-4.
PISA 2006: Competências em ciências para o mundo de amanhã. Volume 1: análise. Originalmente publicado pela OCDE, em inglês, sob o título: PISA 2006: science competencies for tomorrow’s world (2007). Tradução para a Língua Portuguesa sob responsabilidade da Editora Moderna Ltda. 2008. Disponível em http://browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/free/980701ue.pdf
RIBAS, P. Fora Do Eixo – 2014. Disponível em <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/206/fora-do-eixo-313099-1.asp>
SOBRINHO, R. DE S. A importância do ensino da Biologia para o cotidiano. Disponível em:
<http://www.nead.fgf.edu.br/novo/material/monografias_biologia/RAIMUNDO_DE_SOUSA_SOBRINHO.pdf> Acesso em: 07 de ago. 2014.
VASCONCELOS, A. L. S.; COSTA, C. H. C. C.; JOSÉ, R. S.; CECCATTO, V. M. Importância da abordagem prática no ensino de biologia para a formação de professores(licenciatura plena em ciências / habilitação em biologia/química – UECE) em Limoeiro do norte – CE. Limoeiro do Norte - CE, 2002.
VIECHENESKI, J. P. LORENZETTI, L. CARLETTO, M. R. Desafios e Práticas para o Ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do ensino fundamental. v. 7, n. 3, p. 853-876, set./dez. 2012.
VIEIRA, J. A.; BASTIANI, V. M.; DONNA, E. Ensino com pesquisa nas aulas de ciência e biologia: algumas exigências. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.