Segmentação e nasalização: reflexões acerca da escrita espontânea no ensino fundamental

Autores

  • Marineide Freires Caetité Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13314

Palavras-chave:

Alterações ortográficas, Análise, Ensino

Resumo

O presente estudo, que é voltado para o início da aquisição da escrita, tem como objetivo analisar as principais alterações ortográficas motivadas por fenômenos fonológicos mais recorrentes em textos resultados de escrita espontânea de escolares do 4º ano do ensino primário. Para isso, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, como meio para a análise e registro da realidade. Desse modo, o corpus do trabalho é constituído de cerca de nove textos espontâneos produzidos por crianças do quarto ano, de idade, gênero e classe social variáveis, provenientes de uma escola da Rede Particular de Ensino de Vitória da Conquista. Posto isso, como abordagem teórica, o trabalho referenciou-se nos estudos de Abaurre (1986, 2006, 2011), Ferreira e Correa (2010), Ferreiro e Teberosky (1999) Martins (2012), Pereira (2011), Silva (1994) e também nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998) – Língua Portuguesa. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão dos problemas enfrentados pelas crianças no que se refere ao entendimento do sistema da escrita, bem como oportunizar práticas efetivas no ensino e aprendizado da Língua portuguesa e ampliar os estudos voltados à linguagem, especialmente os do Campo da Linguística e da Psicolinguística.

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Biografia do Autor

Marineide Freires Caetité, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Marineide Freires Caetité, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Estudante do Curso de Letras Vernáculas. Bolsista PIBID Letras UESB/CAPES

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador da pesquisa

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Publicado

2014-08-05

Como Citar

Caetité, M. F. ., & Guaresi, R. . (2014). Segmentação e nasalização: reflexões acerca da escrita espontânea no ensino fundamental. Língu@ Nostr@, 2(1), 67 - 83. https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13314