Letramento racial crítico: revisão sistemática de teses e dissertações do período 2015-2022

Autores

Palavras-chave:

Letramento; Letramento racial; Relações raciais.

Resumo

Este estudo tem como objetivo a compreensão e análise de como as dissertações e teses defendidas no recorte temporal de 2015-2022 apontam sobre o letramento racial nos diferentes níveis da educação básica do Brasil. o lócus da investigação são as duas bases de dados: a Capes e a BDTD. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática da literatura do tipo metanálise qualitativa, para mapear e descrever as pesquisas brasileiras que tratam sobre Letramento Racial. Para localizar os trabalhos utilizamos o descritor “letramento racial”. Localizamos 28 (vinte e oito) trabalhos entre teses e dissertações. Destes, 17 foram selecionados para a discussão neste artigo. As conclusões assinalam que, embora tenhamos encontrado produções bastante relevantes, o quantitativo de pesquisas sobre letramento racial ainda é incipiente quando comparado a outras temáticas dos estudos raciais e dos estudos dos letramentos.

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Biografia do Autor

Andreia dos Reis Almeida, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista-Bahia

Mestra em Ensino (UESB). Professora dos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

dos Reis Almeida, A., & Eugenio, B. (2024). Letramento racial crítico: revisão sistemática de teses e dissertações do período 2015-2022. Língu@ Nostr@, 11(1), 70-89. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13413

Edição

Seção

Artigos - Dossiê