Letramento racial crítico: revisão sistemática de teses e dissertações do período 2015-2022
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v11i1.13413Keywords:
Letramento; Letramento racial; Relações raciais.Abstract
Este estudo tem como objetivo a compreensão e análise de como as dissertações e teses defendidas no recorte temporal de 2015-2022 apontam sobre o letramento racial nos diferentes níveis da educação básica do Brasil. o lócus da investigação são as duas bases de dados: a Capes e a BDTD. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática da literatura do tipo metanálise qualitativa, para mapear e descrever as pesquisas brasileiras que tratam sobre Letramento Racial. Para localizar os trabalhos utilizamos o descritor “letramento racial”. Localizamos 28 (vinte e oito) trabalhos entre teses e dissertações. Destes, 17 foram selecionados para a discussão neste artigo. As conclusões assinalam que, embora tenhamos encontrado produções bastante relevantes, o quantitativo de pesquisas sobre letramento racial ainda é incipiente quando comparado a outras temáticas dos estudos raciais e dos estudos dos letramentos.
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