Escrita e reescrita de textos em sala de aula no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i2.13170Keywords:
Escrita, Reescrita, CorreçãoAbstract
Desde cedo somos expostos aos maisvariados tipos de gêneros discursivos,sejam os primários ou secundários, orais ou escritos, tais gêneros são responsáveis pela interação nas relações sociais. A escrita,em alguns casos,sempre teve um estudo mais aprofundado nos contextos educacionais, até hoje algumas pessoas acreditam que a escrita é superior a oralidade. Na sala de aula, principalmente nas aulas de Português, o aspecto escrito da língua sempre foi muito valorizado, porém a escrita de gêneros pelos alunos, estálonge de ser o ideal, para o contexto do ensino de língua materna. Éimportante compreender a escrita e a reescrita como um processo de interação que, por sua vez, envolve inúmeros sujeitos que desenvolvem papéis sociais específicos. A escrita de texto é muito discutida tanto no universo acadêmico quanto na educação básica, porém notamosuma falta de discussão mais efetiva no que se refere a reescrita de textos em sala de aula. Seguindo a perspectiva dialógica, o presente artigo tem como finalidade investigar comoacontece a reescrita em sala de aula e os papéis dos alunose professores que são envolvidos nessa atividade.Este artigo realiza uma pesquisa de cunho descritiva e exploratória,umavez que buscou investigar como acontece o diálogo entre professor e aluno no processo de reescrita de gêneros discursivos emsala deaula do ensino fundamental, atravésde observações realizadas tanto com os alunos quantocom os professores.Para a composição da bibliografia,foram utilizadosautores que dialogam sobre a temáticarelacionadas ao gênero discursivo e o contexto da escritae reescrita emsala de aula:Bakhtin (2016), Coelho e Palomanes (2016), Geraldi (2012), Passarelli (2012), Riolfi et al. (2012)eGomes-Santos et al. (2010). Esta pesquisa busca uma contribuir demaneira significativa para a compreensão e sistematização das produções escritas em sala de aula.
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