A leitura na perspectiva escolar: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13278Keywords:
Leitura, Escola, Ensino, Práticas pedagógicasAbstract
O presente artigo apresenta reflexões de professores em formação, sucedidas nas aulas da disciplina Práticas de Leitura que faz parte do currículo do curso de Letras Vernáculas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Após a definição do roteiro de leitura, foi possível realizar análises das ideias apresentadas pelos pesquisadores que constituíram o referencial teórico, são eles: Cagliari (1997), Martins (1994), Berti (sd), Silva (1989), Geraldi (1997), Martins & Vieira (2012), que versou sobre o ensino de leitura na perspectiva escolar. Por meio dos estudos realizados, chegou-se a conclusão de que cada vez mais, muitos professores têm valorizado práticas que priorizem apenas a leitura pela leitura, ou seja, uma leitura desprovida de sentido deixando para um segundo plano, o que deveria ser trabalhado: a compreensão dos textos. Essas práticas têm afastado um grande contingente de alunos da leitura o que vem preocupando muitos professores. No entanto, com o surgimento das novas tecnologias esses professores veem uma luz no fim do túnel, pois a grande maioria dos alunos tem a sua atenção voltada para os computadores, tablets, celulares games etc., recursos que podem favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura. Os professores que utilizam essas tecnologias fazem com que os alunos compreendam a importância que a leitura poderá ter em suas vidas. No referido artigo, também se apresentou algumas estratégias que visam favorecer o ensino de leitura enquanto construção do sentido, tendo como meta, fazer para que os alunos desenvolvam tal habilidade de leitura.
Downloads
References
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BUARQUE, L. L. Estilos de Desempenho de professores da 1a série e seus efeitos sobre a aprendizagem da leitura. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, 1986.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1997.
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1997.
GOMES, Luís F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
KLEIMAN, A. Leitura: Ensino e Pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.
LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Mario Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARTINS, Angela Maria Gusmão &VIEIRA, A leitura e a sua ação pedagógica na sala de aula
MARTINS, Angela Maria Gusmão S. Ler e escrever na escola: reflexões e ação docente. Vitória da Conquista Edições UESB, 2012.
MATENCIO, M. L. Leitura, produção de textos e a escola. Campinas: Mercado de Letras. 1994.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.