Como estrelas na terra: uma abordagem das dificuldades e desafios enfrentados por uma criança com dislexia na aquisição da leitura e da escrita

Authors

  • Ronilson Souza Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13285

Keywords:

Estrelas na terra, Dislexia, Aquisição da Leitura e Escrita

Abstract

Apesar de trazer como questão central o dilema de um garoto com dislexia e sua inadequação nos modelos escolares vigentes, o emocionante filme Como Estrelas na Terra, do diretor Aamir Khan, levanta outras discussões que permeiam a relação do sujeito com a aprendizagem e, mais do que isso, do sujeito com a linguagem. A aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita de um aluno disléxico também é um assunto mobilizado pelo filme. Talvez isso se dê pelo fato de ser cada vez mais recorrente a presença de crianças com dislexia nas escolas, e ser ainda esse um assunto muito pouco discutido pelos profissionais envolvidos na tarefa de educar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ronilson Souza Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Ronilson Souza Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Pedagogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

References

KHAN, A; AMOLE G. Como Estrelas na Terra: toda criança é especial “Taare Zameen Par – Every Child is Special”. Produção de Amole Gupte, direção de Aamir Khan. Indonésia, 2007. Longa metragem, 165 min.

Published

2019-07-05

How to Cite

Matos, R. S. . (2019). Como estrelas na terra: uma abordagem das dificuldades e desafios enfrentados por uma criança com dislexia na aquisição da leitura e da escrita. Língu@ Nostr@, 3(1), 168 - 170. https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13285