Condições estruturais de uma escola pública de barra do choça na promoção do letramento digital

Authors

  • Karina Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i2.13296

Keywords:

Escola, Ensino, Gêneros digitais, Letramento digital

Abstract

O objetivo deste artigo é trazer um levantamento bibliográfico sobre o letramento digital, e verificar se a escola, a principal agência do letramento, possui estrutura suficiente e necessária e se os professores estão capacitados para fornecer aos alunos esse novo tipo de letramento. Partindo da concepção de letramento a partir da visão de vários autores, o nosso trabalho tem o propósito de mostrar se uma escola pública de Barra do Choça oferece condições aos alunos na promoção do letramento digital. Por meio de uma conversa com um funcionário e alguns professores de Português da escola, foi possível verificar que aquela que deveria incentivar o letramento digital entre os alunos não possui condições para tal objetivo e que o professor, enquanto mediador nessa construção do letramento digital, não está preparado para lidar e explorar o mundo tecnológico em prol desse novo letramento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Karina Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Discente do curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professor doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

References

GAMA, A. M. O letramento digital e a escola como sua principal agência. Revista Memento, ano V. 3, n. 1, jan.-jul. 2012. Revista do Mestrado em Letras Linguagem, Discurso e Cultura – UNINCOR.

KLEIMAN, A. Modelo de Letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Kleiman A. B. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminho e descaminhos. Revista Pátio, ano VII, n° 29, fev./abr. 2004.

TFOUNI, L. V. Perspectivas Históricas e A-históricas do Letramento; Escrita, alfabetização e letramento . In: TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

XAVIER, A. C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luis Antônio. XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Cortez Editora: São Paulo, 2010.

_______________. Letramento digital e ensino. 2002. Disponível em: Acesso em: 05 ago. 2011.

VELLOSO, M. J. M. Letramento digital na escola: um estudo sobre a apropriação das interfaces da Web 2.0 / Maria Jacy Maia Velloso. Belo Horizonte, 2010.

Published

2015-01-05

How to Cite

Dias, K. ., & Guaresi, R. . (2015). Condições estruturais de uma escola pública de barra do choça na promoção do letramento digital. Língu@ Nostr@, 2(2), 39 - 49. https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i2.13296