Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750

Keywords:

Mediação de Aprendizagem; Recursos Didáticos; Aprendizagem

Abstract

Os recursos didáticos sempre estiveram presentes nas aulas das professoras da educação básica, desde o uso do quadro e giz até os jogos tecnológicos, eles fazem parte dos planejamentos. Assim, é relevante pensarmos sobre sua utilização no contexto da sala de aula. Em conjunto com a mediação da professora, os recursos didáticos são ainda mais potentes para o processo de aprendizagem. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo refletir a respeito da importância da elaboração e utilização de recursos didáticos como mediadores auxiliares da professora, contribuindo no processo de aprendizagem e desenvolvimento das funções mentais superiores dos estudantes. Para a análise são utilizados os conceitos de Mediação da Aprendizagem ancorados em Feuerstein, Feuerstein e Falik (2014) e Vigotski (1994) , e Zona de Desenvolvimento Proximal a partir de Vigotski (1994). A reflexão se dá, tomando como material empírico os planejamentos de uma professora-estagiária durante seu Estágio de Docência - Anos Iniciais, na Faculdade de Educação da UFRGS. A pesquisa mostra que o uso de recursos didáticos bem planejados, aliados a uma boa mediação, resulta em avanços significativos na aprendizagem, especificamente no processo de aquisição da leitura e da escrita, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e a construção do conhecimento dos alunos.

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Author Biographies

Sandra dos Santos Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mirhiã Detanico Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFRGS, bolsista de Iniciação Científica

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Published

2024-12-27

How to Cite

dos Santos Andrade, S. ., & Detanico Chaves, M. . (2024). Recursos didáticos pedagógicos: uma proposta de mediação da aprendizagem. Língu@ Nostr@, 12(2), 114-128. https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15750