Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • O artigo está adequado ao escopo da revista e da seção.
  • Todos os endereços de páginas da internet estão ativos e permitem acesso à fonte quando clicados.
  • O manuscrito não possui identificação de autoria.
  • Todos os autores e co-autores possuem e indicaram em campo próprio seu ORCID.
  • O texto submetido está de acordo com o template da revista.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO

1.1 Serão publicados trabalhos inéditos, resultantes de pesquisa científica, relacionados com a área de educação, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6028 – Resumo, resenha e recensão; NBR 10520 – Citações em documentos; NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos ( e Normas de Apresentação Tabular do IBGE -1993).

1.2 No processo de submissão, obrigatoriamente deverão ser encaminhadas a autorização para publicação do trabalho, se aprovado pelo Comitê Científico e pelo Conselho Editorial, bem como a declaração de originalidade do texto, devidamente assinados por todos os autores. Os modelos encontram-se na página eletrônica da revista.

1.3 Os artigos devem ter entre 15 e 20 páginas. As resenhas devem ter entre 03 a 05 páginas.

1.3.1 As resenhas devem ser de livros publicados há no máximo 03 anos.

1.3.2 As resenhas serão avaliadas observando os seguintes elementos: clareza nas informações; consistência na exposição do livro; análise crítica da obra; escrita adequada às normas cultas da língua.

1.4 Os textos passarão por uma verificação preliminar a fim de assegurar o atendimento aos requisitos necessários à avaliação em desk review (qualidade técnico-científica). No caso de atender às diretrizes editoriais, será objeto de avaliação às cegas, entre pares (double blind review),  para avaliar sua qualidade científica e consequentemente as condições à sua publicação. Havendo divergência entre pareceres, o manuscrito será encaminhado para avaliação de outro parecerista até que se obtenha a devida concomitância de pareceres; podendo ainda, em casos excepcionais, ser tomada uma decisão pela equipe editorial, designado-o como "parecer de consolidação".

1.4.1 Os textos submetidos devem passar por cuidadosa revisão de linguagem e de formatação. Trabalhos enviados fora das normas serão rejeitados.

1.4.2 Trabalhos que não estejam de acordo com as normas e à política editorial da revista Lingu@ Nostr@ serão automaticamente rejeitados.

1.4.3 A avaliação preliminar pelo Comissão Editorial envolve:

  • Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;
  • Correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Adequação do texto ao Template;
  • Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.

1.5 Os autores serão informados, por mensagem disparada pelo sistema, da aceitação ou recusa do manuscrito, em cada uma de suas etapas de avaliação.

1.6 Os manuscritos deverão ser submetidos exclusivamente pelo portal da revista e seguir obrigatoriamente o template disponibilizado na página da revista. O envio dos manuscritos por outros meios é vedado.

1.6.1 No processo de submissão deverão ser anexados no portal da revista o arquivo do texto no template em extensão doc ou docx, com até 2MB e identificação de autoria.

1.7 Fotos, imagens, figuras, mapas, gráficos devem estar em formato jpg com resolução mínima de 300 Dpi.

1.7.1 Tabelas e quadros devem ser numerados sequencialmente, feitos em preto e branco em arquivo auditável. Não serão aceitos tabelas e quadros em formato de imagem.

1.8 À Língu@ Nostr@ ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

1.9 Condições para aprovação do texto: consistência do resumo (deve conter, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho e adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

1.9.1 Trabalhos

1.10 Cada manuscrito poderá ter no máximo 03 autores. Pelo menos um dos autores deve ter o título de doutor.

1.10.1 Será utilizado ferramenta antiplágio a fim de verificar a originalidade da submissão.

1.11 O texto deve informar a contribuição de cada autor. São considerados papeis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização.

1.12 Trabalhos que envolvem seres humanos devem ter informado no corpo do texto a submissão e aprovação do CEP.

1.12.1 É obrigatório informar no sistema de submissão e no arquivo identificado o identificador digital ORCID de cada um dos autores.

1.12.2 Todos os autores devem ter seus metadados informados no sistema de submissão da revista.

1.12.3 Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

2 NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

2.1 Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas empíricas, teóricas e bibliográficas.

2.2 Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos (compatível com o padrão MS Word para Windows):

  • papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
  • Margem direita e inferior com 2 cm;
  • Margem esquerda e superior de 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  • Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas (com mais de 3 linhas, que deverão ter tamanho da fonte 10, espaçamento simples das entrelinhas, recuo de 4cm da margem esquerda; entre o texto e a citação deverá ser aplicado 1 espaço de 1,5 cm).
  • As notas de rodapé que devem estar com fonte 10;
  • Alinhamento justificado no texto. Nas referências, à esquerda.

2.3 O resumo e as palavras-chave devem ser informados em português e inglês e atender obrigatoriamente às orientações dispostas no template.

3. LISTA DE REFERÊNCIAS

 3.1 Ordem alfabética única, a partir do sobrenome do autor ou entidade

3.2 Espaço simples no texto da referência, separadas por uma linha (“Enter”) entre duas referências. As referências devem estar no formato “justificado”.

3.3 Utilizar letra maiúscula ou caixa alta para o Sobrenome do autor ou autores, na Primeira palavra do título quando iniciar a referência; quando as autoras forem entidades coletivas, o nome da jurisdição (local), se aparecer antes de algum órgão governamental.

3.4 Não colocar listra (___.) em substituição ao nome de autor que já estiver listado acima. Os autores deverão ser separados com ponto e vírgula.

3.5 No caso de artigos de periódicos ou outra publicação que tenha DOI (Digital Object Identifier System), ao final da referência deverá ser acrescentada a url do DOI no formato https://doi.org/10.XXXXX/odeere/xxxxxx Não se deve colocar “DOI:” antes da url do DOI e nem ponto ao final da url.

3.6 Deve-se colocar a numeração de página de forma completa, por exemplo, p.125-130, ao invés de p. 125-30.

3.7 Após a referência não será necessário escrever “Recuperado de”, “Internet”, “Online” ou “Disponível em”. Nesses casos, deve-se colocar o link ao final da referência, sem utilizar os símbolos “<” (antes) e “>” (após).

3.8 Não será necessário indicar numeração de páginas de artigos pré-print ou de revistas de edição contínua.

EXEMPLOS  DE REFERÊNCIAS

Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (em negrito). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Artigo de revista:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do Artigo (em negrito). Título do Periódico em itálico, volume, número, período da publicação, intervalo de páginas, Ano. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.xxxx (nos casos em que o artigo tenha DOI).

Artigo de coletâneas:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do Trabalho (em negrito). SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenome (org). Título da Coletânea em itálico. Local de Publicação: Editora, Data. (Intervalo de páginas).

Dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo (em negrito). Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do trabalho (em negrito) apresentado seguido da expressão. In: TÍTULO DO EVENTO, nº do evento, ano de realização, local (cidade de realização). Título do documento (anais, resumos, etc.). Local: Editora, ano de publicação. Página inicial – final da parte a ser referenciada.

Política de Privacidade

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