Leitura e novas tecnologias digitais na voz do professor da escola básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-26

Palavras-chave:

Leitura, Novas tecnologias digitais, Formação de professor

Resumo

A inserção das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem trouxe grandes desafios e mudanças de perspectiva para o trabalho com a leitura na escola básica, desafios para os alunos, assim como para os professores. Este artigo se propõe a refletir sobre algumas dessas alterações por que vem passando a escola no tocante ao trabalho com a leitura, levando em consideração a formação do professor -  inicial e continuada. Por meio de uma pesquisa qualitativa, num primeiro momento são feitas considerações teóricas sobre os conceitos de leitura e estratégias de leitura (Chartier, 2009; Solé, 1998; Kleiman, 2005); sobre os estudos acerca da leitura nos ambientes digitais (Coscarelli, 2016), além de competência discursiva na perspectiva de Maingueneau (2008), além das questões relacionadas ao interdiscurso (Maingueneau, 2015). Também aborda-se a interação, segundo Silva (2001, 2010), uma vez que consideramos a leitura como um processo interativo entre sujeitos e texto. Na segunda parte do artigo, apresenta-se uma análise de um questionário aplicado a três professores de língua portuguesa da escola básica, a fim de verificar o olhar deles para as possíveis interfaces entre leitura, estratégias de leitura e novas tecnologias digitais. Pelo que foi analisado, os sujeitos respondentes não se veem totalmente preparados para o trabalho com a leitura utilizando as ferramentas oferecidas pelo mundo digital, seja por falta de incentivo da escola, seja em virtude da ausência dessa preparação na formação inicial, embora tenham consciência importância que essas tecnologias digitais assumiram no cotidiano social.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Silva, S. L., & de Oliveira, R. N. (2022). Leitura e novas tecnologias digitais na voz do professor da escola básica. Língu@ Nostr@, 10(2), 164-182. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-26