Leitura de jornal: impresso e digital
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-30Palavras-chave:
Leitura, Tecnologia, Impresso, DigitalResumo
O presente artigo, de caráter documental bibliográfico, situa-se no campo da leitura e tem como objetivo principal estabelecer um comparativo entre as principais características da leitura de um exemplar de jornal impresso e sua versão digital. Para tanto, embasamos as discussões nas principais noções de texto (MARCUSCHI, 2008; CAVALCANTE ET AL., 2019), de leitura (KLEIMAN, 1989; SOARES, 2003) e nas concepções de leitura impressa e digital (ROJO, 2013; BARON, 2015; PARDEDE, 2019, WOLF, 2019). Com isso, destacamos que, apesar da sua complexidade e das habilidades exigidas de um leitor, existem diferenças entre os suportes impressos e digitais que podem influenciar no processo de leitura, principalmente em se tratando dos aspectos de investigabilidade (a possibilidade de busca específica no texto ou fora dele), armazenamento (espaço, deslocamento e durabilidade) e custo de acesso.
Downloads
Referências
BARON, Naomi S. Words on Screen: The Fate of Reading in a Digital World. Oxford University Press, 2015.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, p. 25-39, 2019.
KLEIMAN, Â. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PARDEDE, Parlindungan. Print vs Digital Reading Comprehension in EFL. Journal of English Teaching. Volume 5 (2), June 2019, p. 77-90.
ROJO, Roxane. Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: ROJO, Roxane (org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: Anais da 26a Reunião Anual da ANPED, em outubro 2003.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. Trad. Rodolfo Ilari, Mayumi Ilari. São Paulo: Contexto. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Língu@ Nostr@
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.