Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-29

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, multimodalidade, infográfico, leitura, escrita

Resumo

Este artigo resulta de uma experiência prática de Tirocínio Docente realizado na Universidade Federal de Sergipe, na disciplina de Português Instrumental, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo é apresentar uma análise descritiva de estratégias de leitura e de escrita de texto multimodal, por meio do gênero infográfico, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Essa proposta se justifica, pois, apesar de haver trabalhos acadêmicos que apontem alternativas didáticas para a recepção e produção de textos multimodais no contexto pandêmico de ensino, ainda podem ser considerados incipientes, principalmente em se tratando da articulação ao uso de novas metodologias e/ou tecnologias. Esse estudo apresenta uma possibilidade prática que visa a promover discussões quanto à leitura, à produção e ao uso de novas tecnologias em contexto remoto. Para tanto, descrevem-se fragmentos do plano de trabalho apresentado e desenvolvido na disciplina, além de uma análise descritiva do produto que incorpora leitura e escrita multimodal. Assim, o corpus de análise engloba vinte infográficos estáticos produzidos pelos/as estudantes ao final do ciclo, conforme a proposta de método apresentada por Leal (2021). A autora salienta, por meio de quadros com pistas de produção verbal e de produção visual, as características técnicas composicionais do gênero multimodal infográfico. Os resultados indiciam que as ações didáticas realizadas com auxílio de ferramentas digitais em contexto remoto podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das atividades de leitura e escrita de um gênero multimodal (infográfico), uma vez que os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos no produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan et al. Caderno de Projetos Formação para o Ensino da Argumentação: Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Universidade Federal de Sergipe – Departamento de Letras Vernáculas, 2021. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/006840960eb34931c3eca. Acesso em: 27 ago. 2022.

COSCARELLI, Carla Viana. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 1996, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: DCC/UFMG, 1996. p. 449-456. Disponível em: https://bit.ly/2WpjYuW. Acesso em: 25 ago. 2021.

DANTAS JÚNIOR, Ronald M.; PEREIRA, Mylena da S.; SILVA, Raynara K. T. da; SILVA-ANTUNES, Paula T. UFAC em tempos de COVID: Multiletramentos na prática do Ensino Remoto Emergencial. Revista UFAC – Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL). v. 02, n. 2, 2021. p. 54-66.

DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p.137-151.

FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. Design thinking na elaboração de um produto educacional: roteiro de aprendizagem – estruturação e orientações. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zV6KpR. Acesso em: 01 ago. 2022.

FRAGOSO, Luane da Costa Pinto Lins. Integração de Informação Linguística e Gráfica na Compreensão Multimodal de Gráficos Estatísticos: Uma Avaliação Psicolinguística. 2015. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://bit.ly/34cT6zH. Acesso em: 29 set. 2020.

GOMES, Joseneide dos Santos; FRANCISCO NETO, Manuel; FRANCISCO, Maria Mbuanda Caneca Gunza. Perspectivas transdisciplinares em tempos de pandemia: o ensino remoto em resposta a crise do ensino. Revista Observatório, Palmas, v.6, n.4, p.1-19. Jul.-set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3T709lc . Acesso em: 18 ago. 2022.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016.

KOCH, Ingedore G. Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

KRESS, Gunther R.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London and New York: Routledge, 2006 [1996]. Disponível em: https://tinyurl.com/y5yrrlqu. Acesso em: 15 jun. 2019.

LEAL, Vanesca C. Análise do gênero infográfico no Jornal Digital Folha de São Paulo com base nos pressupostos da retórica visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3dyKs60. Acesso em: 08 ago. 2022.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAYER, Richard E. Introduction to Multimedia Learning. In: MAYER, Richard E. (ed.) The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 1-16. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/fd09/96d9b55901cecacf4427fc1f6837d1868b7a.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.

MENEZES, Talita Santos; LEAL, Vanesca Carvalho. Infografia: estratégias para leitura e compreensão de textos multimodais. In: LIBERALI, Fernanda Coelho et al. (org.). Multiletramentos, práticas de leitura e compromisso social. São Paulo: Pontes Editores, 2021. p. 95-115.

MENEZES, Talita Santos. Multimodalidade em artigos científicos: impactos na leitura de estudantes universitários. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. No prelo.

MORAES, Ary. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.

NASCIMENTO, Rosemberg Gomes. Infográficos: conceitos, tipos e recursos semióticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11283. Acesso em: 04 mai. 2019.

NUNES, Claudio Pinto; RAIC, Daniele Farias Freire; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto. Revista e Espaços na Educação, v. 14, n. 33, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3A8QnGq. Acesso em: 16 ago. 2022.

PAIVA, Francis Arthuso. A leitura de infográficos da Revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-8SUQRL. Acesso em: 02 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Leal, V. C., Menezes, T. S., & de Azevedo, I. C. M. (2022). Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS. Língu@ Nostr@, 10(2), 234-257. https://doi.org/10.29327/232521.9.1-29