Memória de trabalho, competência leitora e dificuldades de leitura
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v12i2.15748Palavras-chave:
Memória de trabalho; Leitura; Dificuldades de leitura.Resumo
O presente trabalho aborda as relações entre a memória de trabalho e os processos de leitura, mais notadamente, nos efeitos que sua capacidade de armazenamento, retenção e recuperação acarretam a formação de leitor competente, assim como nas dificuldades que distúrbios em seu pleno funcionamento trazem à leitura. Por meio de uma discussão acerca das formulações teóricas sobre a memória de trabalho, bem como a partir de uma caracterização das dificuldades de leitura e da competência leitora, o texto ora apresentado busca apresentar estudos já realizados sobre a temática, procurando criar um quadro no qual seja possível no mínimo esboçar as relações entre esses três tópicos. A abordagem aqui encetada contempla contribuições advindas da Linguística, Psicolinguística, Psicologia Cognitiva, Neurociências e Pedagogia, caracterizando-se, assim, como um trabalho de enfoque multidisciplinar. A conclusão a que se chega é a de que as questões relativas às dificuldades de leitora e formação da competência leitora podem ser melhor compreendidas por meio do recurso à investigação dos diversos componentes que estão envolvidos no processo de leitura, em especial, a memória de trabalho, que, no presente trabalho, é descrita nos termos do Modelo Multicomponencial, de Baddeley e Hitch (1974).
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