Trabalho procriativo: da sobrevivência humana à acumulação de capital
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14477Palavras-chave:
Procriação, Trabalho, MulherResumo
Neste texto, refletimos sobre a procriação humana com o trabalho, abordando sua relação com a sobrevivência da espécie, a complexidade da organização social, o surgimento do Estado e a acumulação de capital. Analisamos esta questão fundamentada em conceitos de filósofas como Hannah Arendt e Silvia Federici, destacando o papel do trabalho na manutenção da vida e na reprodução da força de trabalho. Evidenciamos aspectos históricos, sociais e econômicos da procriação. Destacamos a mudança na percepção da procriação ao longo do tempo, com a transição de sociedades igualitárias para sociedades de classes, onde a procriação passou a ser instrumentalizada para o acumulo de capital. Abordamos também a subordinação das mulheres no contexto da procriação, destacando como o controle sobre seus corpos foi historicamente manipulado pelo Estado e pela sociedade patriarcal, assim como a repressão das mulheres que desafiavam as normas de gênero e a estrutura de poder. Por fim, o texto ressalta a importância de reconhecer e valorizar o trabalho de procriação, bem como de combater as desigualdades de gênero e as formas de opressão que afetam as mulheres nesse contexto.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. 13 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
LEACOCK, Eleanor Burke. Mitos da dominação masculina: uma coletânea de artigos sobre as mulheres numa perspectiva transcultural. São Paulo: Instituto Lukács, 2019.
LESSA, Sergio. Abaixo a família monogâmica! São Paulo: Instituto Lukács, 2012.
MOURA, Solange Maria Sobottka Rolim de; ARAÚJO, Maria de Fátima. A maternidade na história e a história dos cuidados maternos. Psicologia Ciência e Profissão, n. 24 (1), 2004, p. 44-55.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.