Concepções sobre ciência em professores de Biologia. Um estudo no contexto do ensino médio - Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14516

Palavras-chave:

Concepções, Professores, Ciências, Biologia, Formação de professores

Resumo

As concepções de ciência que os professores têm poderão estar a funcionar como obstáculos epistemológicos à apropriação dos aspectos inovadores que as orientações curriculares promovem. O objetivo deste trabalho é descrever essas concepções em professores de Biologia que acessam cursos estaduais de formação de professores na Argentina e como os resultados se relacionam com variáveis ​​como idade, formação básica e antiguidade docente. Um questionário foi aplicado em 76 sujeitos. Foi encontrado um grupo de professores com posicionamentos vinculados a visões mais relativistas em todas as dimensões investigadas, enquanto em um segundo grupo, a maioria, os posicionamentos tornaram-se mais realistas empiristas quando analisada a dimensão referente ao método científico. A discussão em torno dos resultados permite-nos sugerir a importância de propostas de formação continuada de professores que estimulem a reflexão sobre as próprias crenças dos professores e que promovam, eventualmente, a redescrição de tais representações para formatos mais atuais, de tal forma que, alcançando um discurso construtivista, as mudanças são evidentes nas salas de aula de ciências.

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Biografia do Autor

Sofia Sol Martin, FCEYN- UNMDP

Mg. Em Educação em Cs. Experimental e Tecnológica, Universidade Nacional de Córdoba. Professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina., Grupo de Pesquisa em Educação Científica GIECmar
E-mail: sofiamartin@mdp.edu.ar
https://orcid.org/0000-0002-3420-1623

Maria Basilisa García Bachi, FCEYN- UNMDP

Doutora em Educação Científica, Universidade Autônoma de Madrid. Professor adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Grupo de Pesquisa em Educação Científica GIECmar

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Martin, S. S., & Bachi, M. B. G. (2024). Concepções sobre ciência em professores de Biologia. Um estudo no contexto do ensino médio - Argentina. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 14(2), 167-185. https://doi.org/10.22481/rbba.v13i01.14516