Livros como escola da vida

Autores

  • Mônica Karina Santos Reis
  • Maria da Conceição Xavier de Almeida

Palavras-chave:

Literatura, Complexidade, Educação

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada "Uma Ode ao Livro: a educação, o bibliotecário, uma formação para a vida", pesquisa que teve como objetivo defender a perenidade do livro diante da existência de outros suportes informacionais. Destaca o livro como um passaporte, que é utilizado como ponto de partida para replicação e multiplicação de sonhos, anseios, conflitos e emoções. Como efeito de demonstração, ressalta a importância do livro na vida de dois intelectuais de importância seminal para as ciências e para a vida. Ao utilizar o método como estratégia, elege como operador cognitivo o livro como ferramenta do aprendizado da ciência e da cultura, na concepção de literatura e romance preconizada por Edgar Morin; de natureza bibliográfica, recorre a filósofos da ciência e da cultura, como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Umberto Eco, entre outros, para a construção do referencial teórico. O artigo se situa na interface entre literatura, complexidade e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria. Ciclos e metamorfoses: uma experiência de reforma universitária. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

ALMEIDA, Maria da Conceição de. A ciência como bifurcação: uma homenagem a Ilya Prigogine. Revista Famecos, n. 23, 2004, p. 77-84.

ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

BENNEFOY, Yves. Poesia também se ensina na escola. Tradução de Edgard de Assis Carvalho. In: ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria; ALMEIDA, Angela Maria. Polifônicas ideias: por uma ciência aberta. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 135-139

ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Record, 2010.

ENCONTRO com pessoas notáveis n.1: Nise da Silveira. Produção de Edson Passeti. São Paulo: Fundação Cultural São Paulo; PUC-Cogeae. 1 fita de vídeo (45 min). 1992

ESCOLAR, Hipólito. Historia del libro. 2. ed. Salamanca: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1988. (Biblioteca del libro)

MACEDO, Helton Rubiano de. Das estantes para a tela: práticas de universitários leitores de livros impressos e digitais. Natal: EDUFRN, 2014.

MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução de Leneide Duarte e Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 19. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013a.

MORIN, Edgar. Meus filósofos. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2013b.

PALÁCIOS, Fernando Antônio Colares. Semeador de Livros. In: ALMEIDA, Maria da Conceição de; KNOBBE, Margarida Maria; ALMEIDA, Angela Maria. Polifônicas ideias: por uma ciência aberta. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 173-174.

PRIGOGINE, Ilya. Do ser ao devir: nomes de deuses: entrevistas a Edmond Blattchen. São Paulo: Editora da UNESP, 2002

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Tradução de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-14

Como Citar

Santos Reis, M. K., & Xavier de Almeida, M. da C. (2020). Livros como escola da vida. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(2), 123-138. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1474

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo