¿Qué mensajes da una serie de ejercicios de Matemática acerca de los roles de género?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8192

Palavras-chave:

Formação de Professores, Papel social, Feminismo, Matemática

Resumo

Este trabalho identifica as mensagens relacionadas aos papéis de gênero que emergem de uma série de exercícios de matemática preparada para a formação de professores de matemática que lida especificamente com estratégias de contagem. Na perspectiva do ensino de matemática para a justiça social, são analisadas as declarações dos problemas, enfocando os papéis de gênero que emergem deles. As conclusões mostram que as declarações de problemas matemáticos do material analisado reforçam os papéis de gênero tradicionalmente estabelecidos e transmitem uma mensagem invisível que institui e reforça esses papéis de gênero e, ao mesmo tempo, os treinadores são alertados a prestar atenção ao selecionar as atividades de matemática oferecidas aos futuros professores de matemática.

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Biografia do Autor

Verónica Molfino, Consejo de Formación en Educación

Doctora en Matemática Educativa. Se desempeña como docente en la formación de profesores de matemática de Uruguay.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Molfino, V., & Ochoviet, C. (2021). ¿Qué mensajes da una serie de ejercicios de Matemática acerca de los roles de género?. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 312-329. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8192

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo