Influenciadoras de moda em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil: continuidades e descontinuidades

Autores

  • Heloar Vasconcelos UESB
  • Maria Salete de Souza Nery

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8823

Palavras-chave:

Influenciadoras digitais, moda, continuidades, descontinuidades

Resumo

Foi objetivo dessa pesquisa analisar continuidades e descontinuidades no processo de influência e produção/reprodução de gostos a partir de influenciadoras digitais de moda de Vitória da Conquista (Brasil) e sua relação com outras conhecidas nacionalmente, na atualidade, e com o comportamento de mulheres conquistenses na década de 1960. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas junto às influenciadoras da cidade, matérias sobre a história da cidade nos anos 1960, além de entrevistas com mulheres pertencentes a famílias mais abastadas que viveram nesse período ou têm lembranças sobre ele. Concluímos que é possível tratar a influência digital não apenas como um novo momento de relações pautado no incremento tecnológico (descontinuidade), mas também como prolongamento de mecanismos sociais de distinção nos gostos e relações de influência a partir das hierarquizações instituídas prévios às redes sociais digitais (continuidade).

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Vasconcelos, H., & de Souza Nery, M. S. (2021). Influenciadoras de moda em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil: continuidades e descontinuidades. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 10(01), 473-488. https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8823

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo