Influenciadoras de moda em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil: continuidades e descontinuidades
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8823Palavras-chave:
Influenciadoras digitais, moda, continuidades, descontinuidadesResumo
Foi objetivo dessa pesquisa analisar continuidades e descontinuidades no processo de influência e produção/reprodução de gostos a partir de influenciadoras digitais de moda de Vitória da Conquista (Brasil) e sua relação com outras conhecidas nacionalmente, na atualidade, e com o comportamento de mulheres conquistenses na década de 1960. O estudo foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, realização de entrevistas junto às influenciadoras da cidade, matérias sobre a história da cidade nos anos 1960, além de entrevistas com mulheres pertencentes a famílias mais abastadas que viveram nesse período ou têm lembranças sobre ele. Concluímos que é possível tratar a influência digital não apenas como um novo momento de relações pautado no incremento tecnológico (descontinuidade), mas também como prolongamento de mecanismos sociais de distinção nos gostos e relações de influência a partir das hierarquizações instituídas prévios às redes sociais digitais (continuidade).
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. SaoPaulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
ORTIZ, R. As celebridades como emblema sociológico. Sociol. Antropol., Rio de Janeiro, v. 06, nº 03, p.669– 697, dezembro, 2016.
SILVA, D. P. Fontes para a história social do trabalho: Vitória da Conquista e região. A economia regional nas fontes da Justiça do Trabalho (1963-1965). In: Ciclo de Estudos Históricos da UESC. 14 e 16 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/danilo_pinto_da_silva.pdf>. Acesso: 10 jun. 2020.
SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
SOUZA, B. J. Arreios, currais e porteiras: uma leitura da vida política em Conquista na Primeira República. 1999. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.