Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional
Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional
As dificuldades enfrentadas no ensino e aprendizado nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são uma preocupação constante, evidenciadas não apenas em testes e avaliações, mas também no cotidiano da sala de aula, com desempenhos insuficientes em exames e baixo índice de ingressados e egressos nos cursos dessas áreas. Este número está dedicado a estudos atuais que não só explicam a situação, mas também propõem alternativas para dirimir os problemas em todos os níveis de ensino no Brasil, Argentina e outros países. O objetivo é contribuir para uma melhor compreensão do problema e auxiliar professores a enfrentar as disrupções do mundo acadêmico e educacional, como a Inteligência Artificial, para as quais, em alguns casos, ainda não há respostas.
A coordenação do dossiê está a cargo dos Professores Doutores Héctor Odetti Santiago (UNL, Argentina) e Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB, Brasil).
O prazo final de envio de artigos para este dossiê será 30/10/2023.
Para este salutar e necessário debate, a RBBA convida pesquisadores nacionais e internacionais a apresentarem suas contribuições, submetendo seus trabalhos através da plataforma da Revista, acessando https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, onde serão encontradas as normas de submissão. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão considerados para avaliação.
Em tempo, registramos que a RBBA continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.
Consultas e informações: rbba@uesb.edu.br
José Rubens Mascarenhas de Almeida
Editor Responsável
Enseñanza y aprendizaje en áreas STEM: desafíos en tiempos de disrupciones del mundo académico y educativo.
Las dificultades en la enseñanza y el aprendizaje en las áreas STEM (Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas) son una preocupación constante, evidenciadas no solo en pruebas y evaluaciones, sino también en la vida cotidiana del aula, con un rendimiento insuficiente en exámenes y un bajo índice de ingresos y egresos en los cursos de estas áreas. Este número está dedicado a estudios actuales que no solo explican la situación, sino que también proponen alternativas para resolver los problemas en todos los niveles de educación en Brasil, Argentina y otros países. El objetivo es contribuir a una mejor comprensión del problema y ayudar a los profesores a enfrentar las disrupciones del mundo académico y educativo, como la Inteligencia Artificial, para las cuales, en algunos casos, aún no hay respuestas.
La coordinación del dossier está a cargo de los profesores doctores Héctor Odetti Santiago (UNL, Argentina) y Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB, Brasil).
La fecha límite para la presentación de artículos para este dossier será el 30/10/2023.
Para este saludable y necesario debate, la RBBA invita a investigadores nacionales e internacionales a presentar sus contribuciones, enviando sus trabajos a través de la plataforma de la Revista, accediendo a https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, donde la presentación se encontrarán las reglas. Solo se considerarán para evaluación los trabajos que tengan en cuenta los estándares de la revista. Con el tiempo, notamos que la RBBA continúa recibiendo varios artículos en un flujo continuo.
Consultas e informaciones: rbba@uesb.edu.br
José Rubens Mascarenhas de Almeida
Editor responsable