O debate contemporâneo sobre organização curricular versus o currículo à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores/as

  • Julia Malanchen

Palabras clave:

Currículo, Organização curricular, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo expor as diferentes organizações de currículo discutidas no campo das teorias curriculares nos últimos tempos, expondo seus fundamentos e articulações. Justificamos, porém, que não analisamos aqui em toda sua extensão e complexidade o tema da organização do currículo, apenas o abordamos na forma de uma primeira aproximação. Na continuidade do texto expomos nosso entendimento de organização curricular a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e os modelos existentes até este momento histórico, ancorado no método materialista histórico e dialético.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DUARTE, Newton. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação e Sociedade, Campinas, n. 71, p.79-115, julho 2000.

______. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010(a).

______. Por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo e relativismo cultural. In. DUARTE, Newton & FONTE, Sandra Soares. Arte, Conhecimento e paixão na formação humana. Campinas, SP: Autores Associados, 2010(b).

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências sociais. Revista Ideação – Unioeste – Campus Foz do Iguaçu v. 10 -nº 1 -p. 41.62 -1º sem. 2008.

GALLO, Silvio. Currículo: Entre disciplinaridades, interdisciplinaridade... e outras ideias! In. MEC/SEED. Currículo: conhecimento e Cultura – TV Escola /Salto para o Futuro. Ano XIX n. 1 abril de 2009.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1978.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.

LUKÁCS, G. Estética: La peculiaridad de lo estético. Cuestiones preliminares y de princípio. Barcelona: Grijalbo, 1966.

MARX, Karl. O método da economia política. Os pensadores. São Paulo. Nova Cultural, 1999.

______. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

ORSO, Paulino José. Os desafios do conhecimento e o método da pesquisa científica. Educação Temática Digital, Campinas, v.5, n.1, p.25-39, dez. 2003.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

SANTOS, Cláudio Eduardo Félix dos. Relativismo e escolanovismo na formação do educador: uma análise histórico-crítica da licenciatura em educação no campo. Tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação Programa/UFBA-2011.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras Aproximações. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003(a).

______. Escola e democracia. 36. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003(b).

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Malanchen, J. (2020). O debate contemporâneo sobre organização curricular versus o currículo à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 3(2), 37-57. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1407

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo