As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo

Autores/as

  • Lígia Márcia Martins

Palabras clave:

Psicologia Histórico-Cultural, Educação do Campo, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

Esse artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos básicos da psicologia histórico-cultural tendo em vista elucidar suas contribuições para a educação do campo. Essa teoria psicológica, cujo estofo filosófico é o materialismo histórico-dialético, ao afirmar a natureza social do psiquismo humano e a apropriação de signos como esteira de seu desenvolvimento lança luz ao papel imprescindível da educação escolar na formação dos indivíduos. Nessa direção, aborda os seguintes temas: histórico e fundamentos filosófico-metodológicos da psicologia histórico cultural; diferenciação entre as propriedades psíquicas legadas pela natureza (funções psíquicas elementares) e aquelas formadas culturalmente (funções psíquicas superiores); expressões ontogenéticas da produção e internalização da cultura; relações de intercondicionabilidade entre práticas sociais e comportamentos complexos culturalmente formados. Á guisa de conclusão aponta as alianças entre a matriz psicológica em destaque e a pedagogia histórico-crítica, uma vez que para ambas as teorias não são quaisquer modelos de educação escolar que corroboram na formação das pessoas, mas sim, aquela que lhes disponibiliza os conteúdos culturais historicamente sistematizados e referendados pela prática social do conjunto dos homens.

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Citas

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Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Martins, L. M. (2020). As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 3(2), 86-107. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1409

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo