A escola do campo a procura do campo para ser escola

Autores/as

  • Ademar Bogo

Palabras clave:

Educação, Práxis, Direitos, Emancipação

Resumen

Objetiva-se neste trabalho refletir sobre os limites e perspectivas da escola no campo do Brasil; compreender as origens da escola, sua função desde a antiguidade grega até os nossos dias, passando pela Idade Média com a Escolástica, até à Idade Moderna, com a Revolução Industrial, quando teve início oficialmente o capitalismo. Firmamos nossa análise nas ideias de Marx/Engels (1986), Enguitta (1989), Mészáros (2005), Netto (2007) e Fiod (2009). Trata-se de um estudo bibliográfico e pesquisa documental.  Conclui que os limites políticos e organizativos da classe camponesa são também os limites de sua escola.

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Citas

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Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Bogo, A. (2020). A escola do campo a procura do campo para ser escola. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 3(2), 175-202. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo