A educação escolar como mediadora entre a riqueza cultural humana e a formação dos indivíduos
Palabras clave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Escolar, Prática SocialResumen
O presente estudo tem como objetivo elucidar as relações existentes entre os conteúdos escolares e a prática social humana, cujo principal fundamento de análise é o conceito de educação como mediação da prática social presente na Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, realizou-se um estudo teórico subsidiado por ideias defendidas pelos principais teóricos da área, ao mesmo tempo em que se empreendeu uma crítica às denominadas pedagogias do "aprender a aprender", presentes nas concepções pós-modernas na educação, que valorizam a prática cotidiana na atividade educativa e limitam a formação dos sujeitos em sua cotidianidade alienante. Conclui-se, portanto, que privilegiar a prática cotidiana na educação escolar é uma tendência dessas vertentes neoliberais burguesas e, para superá-las, entende-se como necessário um currículo escolar pautado naquilo que propõe a Pedagogia Histórico-Crítica, com vista à transmissão dos conhecimentos mais elaborados, a saber: as ciências, as artes e a filosofia, de modo a compreender a educação como atividade mediadora da prática social dos indivíduos.
Descargas
Citas
DUARTE, Newton. A individualidade para si:contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3. Ed. Ver. –Campinas, SP: Autores Associados, 2013a.
______. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013b.
DUARTE, N. Lukács e Saviani: A ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: VIII SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS -HISTEDBR.Anais...Campinas: UNICAMP, v. 1, p. 1-18, 2009.
DUARTE, N. A contradição entre a universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa (USP), v. 32, p. 607-618, 2006.
MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e fundamentos pedagógicos da psicologia histórico cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, p. 1, 2013.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2011.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10ª ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan./abr. 2007.
SILVA, S. A. Desafios para a formação de sujeitos sócio-históricos na educação camponesa. In: III SIMPÓSIO DE LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA. Anais...Londrina: UEL, 2008.