Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia

Autores

  • Ione dos Santos Rocha
  • José Rubens Mascarenhas de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1511

Palavras-chave:

Ensino integrado, Escola técnica, Politecnia

Resumo

O artigo aqui apresentado objetiva discutir a trajetória das escolas técnicas brasileiras diante da proposição de ensino integrado da legislação vigente e aprofunda a discussão acerca da politecnia como proposta de superação da dualidade entre trabalho intelectual e manual.  A partir deste objetivo, são analisadas as contradições, desde o surgimento à distribuição, das instituições públicas de ensino técnico e a trajetória do estabelecimento desta rede de ensino até a atualidade, retratando a apropriação política da educação como mecanismo de promoção das demandas econômicas. Nesse sentido, o debate acerca do conceito de politecnia, que corresponde a uma concepção de educação mais profunda a partir da apropriação da tecnologia como conhecimento e produção social, é um desafio dos cursos técnicos integrados em vigor nas escolas atuais.

 

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Como Citar

Rocha, I. dos S., & de Almeida, J. R. M. (2017). Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(1), 55-72. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1511

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo