Definições de temperatura em fontes didáticas

Autores/as

  • Jornandes Jesús Correia

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1520

Palabras clave:

Livro didático, Conceito, Temperatura, Ensino de Física

Resumen

Dada a necessidade e a importância de um Professor conceituar e definir com clareza, o Grupo de Pesquisa “Didáticas das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM)” do Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira (MP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma de suas linhas temáticas de pesquisa, analisa a conceituação e definições de Grandezas e de Leis da Física em livros didáticos. Foi pesquisada a definição de Temperatura em 14 livros de Física de nível médio, em 14 livros de Física de nível superior, em Dicionários e em 6 sites da internet. Foram encontradas definições de Equilíbrio Térmico, de Calor e de Transferência de Energia Térmica, em detrimento a uma discussão qualitativa e epistemológica de Temperatura. Esta pesquisa foi fundamentada nas Concepções de Halbwachs. A definição de Temperatura mais encontrada nas fontes pesquisadas faz referência à Lei Zero da Termodinâmica, enquadrada na Concepção Heterogênea, em que a diferença de Temperatura é a Causa, tendo o Calor como Efeito; A definição de Concepção Homogênea aponta para a utilização de propriedades intrínsecas em nível molecular. A Concepção Batígena exige uma abordagem no campo da Mecânica Estatística, que envolveria Nível, Intensidade, Quantidade e Transferência de Energia Térmica. Foi detectada falta de discussões qualitativas no campo da epistemologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Correia, J. J. (2017). Definições de temperatura em fontes didáticas. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre Las Ciencias, 6(1), 201-220. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1520

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo