Definições de temperatura em fontes didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1520Palabras clave:
Livro didático, Conceito, Temperatura, Ensino de FísicaResumen
Dada a necessidade e a importância de um Professor conceituar e definir com clareza, o Grupo de Pesquisa “Didáticas das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM)” do Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira (MP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em uma de suas linhas temáticas de pesquisa, analisa a conceituação e definições de Grandezas e de Leis da Física em livros didáticos. Foi pesquisada a definição de Temperatura em 14 livros de Física de nível médio, em 14 livros de Física de nível superior, em Dicionários e em 6 sites da internet. Foram encontradas definições de Equilíbrio Térmico, de Calor e de Transferência de Energia Térmica, em detrimento a uma discussão qualitativa e epistemológica de Temperatura. Esta pesquisa foi fundamentada nas Concepções de Halbwachs. A definição de Temperatura mais encontrada nas fontes pesquisadas faz referência à Lei Zero da Termodinâmica, enquadrada na Concepção Heterogênea, em que a diferença de Temperatura é a Causa, tendo o Calor como Efeito; A definição de Concepção Homogênea aponta para a utilização de propriedades intrínsecas em nível molecular. A Concepção Batígena exige uma abordagem no campo da Mecânica Estatística, que envolveria Nível, Intensidade, Quantidade e Transferência de Energia Térmica. Foi detectada falta de discussões qualitativas no campo da epistemologia.