Diálogo sobre a internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Uma experiência envolvendo a Utfpr/Ponta Grossa (Dialogo sobre la internacionalización de Programas de Pos-Grado: Una experiencia involucrando a Utfpr/Ponta Grossa)

Autores

  • Sani de Carvalho Rutz da Silva
  • Ana Cristina Schirlo

Palavras-chave:

Internacionalização, Globalização, Programa de Pós-Graduação

Resumo

O meio acadêmico necessita promover orientações para a formulação e aplicação de estratégias e ações que gerem oportunidades para as pessoas terem acesso a uma educação, passível de elevação em seu nível de competitividade, na acirrada concorrência internacional. Diante dessa necessidade, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ofertado no campus Ponta Grossa (Brasil), desde o ano de 2010, participa e coadministra ações de colaboração e aproximação com duas instituições estrangeiras, o Institut de Sciences Apliquées de Lyon (França) e a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México), que gerou o diálogo aqui apresentado. Ressalta-se que, este diálogo não tem a pretensão de esgotar a discussão sobre o tema, mas trazer contribuições sobre o mesmo, pois o Brasil precisa investir fortemente na ampliação de sua capacidade tecnológica e na formação de profissionais, podendo-se atingir um patamar de excelência, necessário para que o país dê salto para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Orgs.). Inovação, universidade e internacionalização: boas práticas na PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

BARTELL, M. Internationalization of universities: A university culture-based framework. Higher Education. Manitoba, Winnipeg, 2003.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir: relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 3 ed. São Paulo: Cortez: Brasília: MCE, 1999. Disponível em:<http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf>. Acesso em: 16 out. 2013.

ESCOBAR, H. Isolamento afasta universidades do Brasil das tops. O Estado de São Paulo. 13 de outubro de 2013. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,isolamento-afasta-universidades-do-brasil-das-tops-,1085108,0.htm>. Acesso em: 16 out. 2013.

KNIGHT, J. An Internationalization Model: Responding to New Realities and Challenges. In: HANS DE WIT et al. (Eds). Higher education in Latin America: the international dimension. Washington, D.C.: The World Bank, 2005.

LAIRD, N., KUH, G. Student experiences with information technology and their relationship to other aspects of student engagement. Research in Higher Education, v. 46, 2005.

MARRARA, T. Liberdade científica e planejamento: uma tensão aparente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 71-80, 2004.

MORHY, La. Seminário de Relações Internacionais da UnB. Universidade de Brasília, maio de 2005.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ____ (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, B.A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SEBASTIÁN, J. Cooperación e internacionalización de las universidades. Buenos Aires: Biblos, 2004.

STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004.

STALLIVIERI, L.; MONTEIRO, S. Q. de M. Diagnóstico do quadro atual das estruturas de relações internacionais acadêmicas. Educação Brasileira. Brasília, v. 27, n. 55, p. 13-37, jul./dez. 2005.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris, 1998 Disponível em: <http://www.interlegis.gov.br/processo_legislativo/ copy_of_20020. Acesso em: 16 out. 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Rutz da Silva, S. de C., & Schirlo, A. C. (2020). Diálogo sobre a internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Uma experiência envolvendo a Utfpr/Ponta Grossa (Dialogo sobre la internacionalización de Programas de Pos-Grado: Una experiencia involucrando a Utfpr/Ponta Grossa). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 2(2), 179-194. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1380

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo