O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR

Autores

  • Kézia Barreto Santos
  • Kelly Cristine Barreto Alves Santos
  • Débora Valim Sinay Neves

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1518

Palavras-chave:

Engenharia, Moodle, Potencialidades, Projetos Científicos

Resumo

As potencialidades da Educação a Distância - EaD exigem dos educadores um repensar do ensino e aprendizagem aliados à tecnologia. No âmbito das Engenharias, a tecnologia em sala de aula acaba por se prefigurar um caráter ideal de ensino, podendo proporcionar ao estudante o desenvolvimento de capacidades. Dessa forma, este estudo analisa as potencialidades do Moodle na formação de graduandos nas áreas das Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, a fim de perceber se esses alunos têm ressignificado a aquisição de conhecimentos de Projetos Científicos ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs como ferramenta de aprendizagem. Os resultados da pesquisa direcionaram para o fato de que a utilização da plataforma Moodle na socialização de projetos científicos permitiu aos discentes construir seus conhecimentos síncrona ou assincronamente com o auxílio da tecnologia educativa. Os fóruns de discussões online possibilitaram espaços de interações intermitentes entre os participantes e, constatou-se a abertura de novas perspectivas metodológicas para a aprendizagem de Projetos Científicos das Engenharias, as quais, contribuíram para ações da FAINOR focadas em potencializar as práticas de ensino e aprendizagem na modalidade de EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos, K. B., Alves Santos, K. C. B., & Sinay Neves, D. V. (2017). O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(1), 169-189. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1518

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo