Práticas epistêmicas no ensino médio de química no tema estrutura da matéria

Autores

  • José Vieira do Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1521

Palavras-chave:

Ensino de Química, Natureza da Ciência, Modelagem, Argumentação

Resumo

Os alunos brasileiros de 15-16 anos não têm demonstrado um domínio satisfatório da Matemática e Ciências da Natureza, segundo recentes avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, desenvolvido e coordenado internacionalmente pela OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Essa carência revela a necessidade de mudanças nos quadros pedagógico e didático no ensino brasileiro de ciências. Dentre as novas configurações didáticas que surgem como uma resposta a esse problema, aquela fundamentada na inserção de aspectos relativos à natureza da ciência e ensino de ciência – NCEC, mostra-se promissora pois envolve o relacionamento de elementos próprios da linguagem científica como a argumentação e a modelagem aplicadas ao ensino de química numa perspectiva representacional macro-microscópica para a descrição dos fenômenos químicos. Neste artigo, mostramos o que pensam alguns teóricos da NCEC, além de um estudo caso baseado no ensino do tema forças intermoleculares, conduzido por um desses pesquisadores, e que serve de referência para aplicar no ensino de química no Nível Médio.

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Como Citar

do Nascimento Júnior, J. V. (2017). Práticas epistêmicas no ensino médio de química no tema estrutura da matéria. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(1), 221-233. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1521

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo