Ensino remoto e os desafios da pedagogia da alternância: o caso do PRONERA/EJA/RJ durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13414

Palavras-chave:

educação do campo, ensino remoto, educação de jovens e adultos, regime de alternância

Resumo

Os povos do campo historicamente foram excluídos do acesso à educação escolar. A desigualdade educacional no Brasil atinge diferentes grupos e no final do século XX emergiram movimentos de reivindicação pelo direito à educação para todos, como a educação do campo e de jovens e adultos. Essa luta resultou na criação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Em 2019, foi criado um projeto no Norte e Noroeste Fluminense, com o objetivo de ampliar o nível de escolaridade dos anos iniciais do Ensino Fundamental de jovens e adultos em assentamentos da Reforma Agrária e comunidades rurais, por meio da pedagogia da alternância. Esta prevê o regime de alternância entre tempo escola e tempo comunidade, a interação com a escala local do educando é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, em 2020 foram decretadas medidas de distanciamento social devido a pandemia da COVID-19, impossibilitando o encontro presencial dos educandos e educadores do projeto. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a reestruturação do processo de formação em regime de alternância do PRONERA/EJA na região Norte e Noroeste Fluminense no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo com a técnica de observação. A partir da análise dos dados, observou-se que as decisões voltadas para o movimento de inclusão escolar dos povos do campo precisam considerar as particularidades da sua base metodológica, assim como as suas diferenças para a educação urbana formal.

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Biografia do Autor

Rebeca Brasil Fonseca Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Mestranda em Geografia pela UFRJ. Licenciada em Geografia pelo IFF.

Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Eduardo Moreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - Brasil

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Políticas Sociais pela UENF. Professor efetivo no Instituto Federal Fluminense. Coordenador do PRONERA Norte e Noroeste Fluminense.

Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, revisão do artigo.

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

VIEIRA, R. B. F.; MOREIRA, E. Ensino remoto e os desafios da pedagogia da alternância: o caso do PRONERA/EJA/RJ durante a pandemia. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13414, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13414. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13414. Acesso em: 4 maio. 2024.