Desafios do conservadorismo nas políticas de inclusão do surdo negro: o resgate da memória para superar obstáculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13836

Palavras-chave:

conservadorismo, políticas públicas, inclusão, surdo, negro

Resumo

Este artigo busca analisar os desafios enfrentados pelas políticas de inclusão de surdos negros no Brasil e seu prejuízo com o avanço do conservadorismo no Brasil, bem como destacar como a preservação da memória pode ser uma ferramenta para superar esses obstáculos. Partimos da premissa de que o crescimento das tendências conservadoras no Brasil tem impactado negativamente a luta contra o preconceito e prejudicado as políticas de inclusão, especialmente nas escolas sendo uma situação se agrava quando se trata de surdos negros, que além da surdez, ainda enfrentam preconceitos de raça. Utilizando uma abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Silva (2011), Quadros (2004) e Santos e Obregón (2019), realizamos entrevistas semiestruturadas em uma escola da rede pública em Vitória da Conquista, Bahia. Nossos resultados indicam que os surdos negros enfrentam desafios significativos relacionados tanto à sua deficiência auditiva quanto à sua cor de pele. Nas entrevistas, também identificamos a falta de intérpretes de Libras como um dos principais problemas enfrentados por esses indivíduos. No entanto, acreditamos que o resgate da memória desses alunos e a promoção do compartilhamento e acesso às suas histórias de vida podem ser estratégias valiosas para combater a ausência de políticas inclusivas e resistir à crescente influência conservadora que avança no Brasil.

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Biografia do Autor

Wemerson Meira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - [ PPGMLS-UESB].

Contribuição de autoria: autor.

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade-GEPEMDECC.
Contribuição de autoria: autor.
 
 

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Publicado

2024-01-16

Como Citar

SILVA, W. M.; SANTOS, I. T. R. dos. Desafios do conservadorismo nas políticas de inclusão do surdo negro: o resgate da memória para superar obstáculos. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13836, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13836. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13836. Acesso em: 2 maio. 2024.