O impacto da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem híbrido em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14258Palavras-chave:
ensino superior, híbrido, moodle, MoçambiqueResumo
O estudo analisou o impacto da implementação da plataforma moodle no ensino híbrido em Moçambique, numa Universidade Pública na Província de Cabo Delgado. A investigação foi motivada pelo facto de constatar-se a eleição generalizada do moodle pelas instituições de ensino superior para, primeiro, contornar a paralisação total e parcial de aulas presenciais devido a Covid-19 e, segundo, como uma plataforma definitiva usada pelas IES em Moçambique. Definimos um estudo de caso único com abordagem qualitativa. Usou-se as técnicas de entrevista semiestruturada individual e a grupos focalizados, análise documental e observação para a colecta de dados, os quais foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico e, os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a implementação do moodle naquela universidade é deficitária, e como consequência, não promove uma aprendizagem significativa dos conhecimentos para os alunos. Este facto é motivado pela fraca planificação do ensino hibrido, caracterizado pela exiguidade de equipamentos e recursos tecnológicos; fraco domínio da sua manipulação, tanto pelos professores, bem como, pelos alunos, fazendo com que a plataforma não seja explorada na sua potencialidade. Assim, sugere-se a implementação faseada do ensino online em Moçambique, alinhado com as condições de tecnologias existentes nas instituições de ensino superior.
Downloads
Referências
ANDRADE, Sidnei; JUNGER, Alex Paubel; AMARAL, Luiz Henrique et al. Os desafios do Ensino à Distância e do uso da Tecnologia de Informação e Comunicação. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2020.
AUTORIDADE NACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA. Boletim informativo. Centro de Documentação e Informação de Moçambique – CEDIMO, Maputo, Moçambique. 2007.
BASÍLIO, Felismino; ALVES, José Matias. Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso». Revista Educação em Páginas, v. 2, 2023.
CASTRO, Eder Alonso et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e docência, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015.
COUTO, B. do Amaral; MARASH, I. Robert. Gestão por processos: em sistemas de gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
DOS SANTOS, Adriana. Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no ensino superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, n. 1, p. 36-46, 2015.
FURLAN, Marcos Vinícius Garcia; NICODEM, Maria Fátima Menegazzo. A importância das tecnologias desinformação e comunicação no ambiente escolar. Revista Eletrónica Científica de Inovação e Tecnologia, Medianeira, Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/download/e-4720/pdf. Acesso em: 23 fev. 2023, 8 (16), 2017.
FRANTZ, Débora de Sales Fontoura da Silva; MARQUES, Nelson Luiz Reyes; NUNES, Janilse Fernandes; MARQUES, Iuri Lammel. (2018). Ensino Híbrido com a utilização da plataforma Moodle-ENSAIOS E RELATOS. Revista THEMA, v. 15, n. 3. http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1175-1186, 2018.
MINED. Plano Tecnológico da Educação: as TICs a Potenciarem o Ensino em Moçambique. Maputo, Moçambique, 2011.
NEDER, Maria Lucia Cavalli. A formação do professor a distância: desafios e inovações na direção de uma prática transformadora. 2009.
PACIEVITCH, Thais. Tecnologia da Informação e Comunicação. Infoescola,
[S.l.: s.n]. Disponível em:
https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-
Comunicação/. Acesso em: 23 fev. 2023., 2009.
RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas tecnologias da informação e da comunicação. Recife: IFPE, 2016.
SILVA, Cleiton Oliveira; SOUZA, Ícaro AGOSTINO. A utilização do método PDCA para melhoria dos processos: um estudo de caso no carregamento de navios. Revista Espacios, v. 38, n. 27, p. 9, 2017.
TUMBO, Dionísio Luís. A Educação a Distância suportada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Universidade Pedagógica de Moçambique: proposta de indicadores de qualidade a considerar na implementação. 2018.
WOIDÉLLA, Eloísa Schimboski. (2019). Uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, Curitiba. 2019
Legislação
Decreto no 11/2020, de 30 de Marco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.