O impacto da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem híbrido em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14258

Palavras-chave:

ensino superior, híbrido, moodle, Moçambique

Resumo

O estudo analisou o impacto da implementação da plataforma moodle no ensino híbrido em Moçambique, numa Universidade Pública na Província de Cabo Delgado. A investigação foi motivada pelo facto de constatar-se a eleição generalizada do moodle pelas instituições de ensino superior para, primeiro, contornar a paralisação total e parcial de aulas presenciais devido a Covid-19 e, segundo, como uma plataforma definitiva usada pelas IES em Moçambique. Definimos um estudo de caso único com abordagem qualitativa. Usou-se as técnicas de entrevista semiestruturada individual e a grupos focalizados, análise documental e observação para a colecta de dados, os quais foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico e, os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a implementação do moodle naquela universidade é deficitária, e como consequência, não promove uma aprendizagem significativa dos conhecimentos para os alunos. Este facto é motivado pela fraca planificação do ensino hibrido, caracterizado pela exiguidade de equipamentos e recursos tecnológicos; fraco domínio da sua manipulação, tanto pelos professores, bem como, pelos alunos, fazendo com que a plataforma não seja explorada na sua potencialidade. Assim, sugere-se a implementação faseada do ensino online em Moçambique, alinhado com as condições de tecnologias existentes nas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Afonso Sefu, Universidade de Rovuma - Moçambique

Mestrado em Educação/Ensino do Português ( Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes) pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Rovumo (UniRovuma).

Natália Helena Fonseca Bolacha, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Professora associada na Universidade Catolica de Mocambique, Faculdade de Educação e Comunicacao, coordenadora do curso de doutoramento em Inovacao Educativa.

Referências

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Legislação

Decreto no 11/2020, de 30 de Marco.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

SEFU, A.; BOLACHA, N. H. F. O impacto da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem híbrido em Moçambique. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14258, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14258. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14258. Acesso em: 2 maio. 2024.