Desafios do acesso à arte na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15558

Palavras-chave:

educação, arte, equipamentos culturais

Resumo

A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e social, influenciando tanto a cognição quanto às dimensões sociais e culturais. Conforme isso, este estudo examina a carência do acesso aos equipamentos culturais e suas repercussões na educação dos jovens, utilizando uma abordagem qualitativa através de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados mostram o acesso restrito a museus, teatros, centros culturais e bibliotecas, constituindo um impedimento significativo para o desenvolvimento do capital cultural, evidenciados por Bourdieu (1984), Freire (2005) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As desigualdades no acesso afetam de maneira desproporcional populações de baixa renda e áreas rurais, reduzindo o desempenho acadêmico e desenvolvimento pessoal. A análise documental identificou barreiras geográficas, financeiras e estruturais, ressaltando a urgência de políticas públicas que promovam inclusão. Conclui-se que aumentar o acesso aos equipamentos culturais é crucial para garantir uma educação equitativa e desenvolvimento integral dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Jairiane Batista Frota, EducaMinas - Brasil

Graduada em Ciências Sociais – Licenciatura, através da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduanda em Gestão do trabalho pedagógico, supervisão, orientação, inspeção e administração escolar, pela Educaminas EAD.

Contribuição de autoria: Resumo, introdução e metodologia.

Lilian Maria da Silva Mello, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Graduada em Ciências Sociais – UECE, pesquisadora do GERE, mestranda do curso Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB) e licencianda em pedagogia.

Contribuição de autoria: Resultados e Discussão, considerações finais e referências.

Referências

BARROCO, Silvia M.; SUPERTI, Maria A. Psicologia da Arte: Teoria Histórico-Cultural e Pesquisa no Brasil. São Paulo: Vetor Editora, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do Julgamento. São Paulo: Edusp, 1984.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrâncio Catani (organizadores). 9 ed. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

CAMPOS, Lívia Rezende Miranda; CRUVINEL, Belarmina Vilela; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Anderson Oramisio. A revisão bibliográfica e a pesquisa bibliográfica numa abordagem qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 22, n. 57, p. 96-110, 2023. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3042. Acesso em: 10 de jul. 2024.

CELLARD, André. A análise documental. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. p. 295-316. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1932953/mod_resource/content/1/CELLARD1 1%2C%20Andr%C3%A9_An%C3%A1lise%20documental.pdf. Acesso em: 10 de jun.

EISNER, Elliot W. The Arts and the Creation of Mind. New Haven: Yale University Press, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.

GARDNER, Howard. Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5 1. Ciências Sociais – Metodologia 2. Ciências Sociais – Pesquisas 3. Pesquisa – Metodologia I. Título.

GREENE, Maxine. Releasing the Imagination: Essays on Education, the Arts, and Social Change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.

HETLAND, Lois; WINNER, Ellen; VEENEMA, Shirley; SHERIDAN, Kimberly M. Studio Thinking 2: The Real Benefits of Visual Arts Education. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2013. 176p.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Como é desigual o acesso à cultura e ao lazer. G1/Jornal Nacional, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal nacional/noticia/2019/12/10/pesquisa-do-ibge-mostra-como-e-desigual-o-acesso-a-cultura-e-ao-lazer.ghtml. Acesso em: 24 de julho 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Região Norte tem menor acesso a cinemas, teatros e museus. Da falta de acesso aos equipamentos culturais. Agência IBGE Notícias. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), (2019). Pesquisa sobre acesso a Equipamentos Culturais. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de noticias/noticias/38502-regiao-norte-tem-menor-acesso-a-cinemas-teatros-e-museus. Acesso em: 23 jun. 2024.

MARQUES, Silvia. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

Oi Futuro & Consumoteca (2019). Pesquisa de Perfil dos Frequentadores de Museus. Disponível em: https://oifuturo.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Oi-Futuro-e-Consumoteca-Pesquisa-Museus-2019-DOWNLOAD.pdf. Acesso em: 23 de jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-23

Como Citar

FROTA, L. J. B.; MELLO, L. M. da S. Desafios do acesso à arte na educação brasileira. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15558, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15558. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15558. Acesso em: 2 dez. 2024.