As crianças no TikTok: uma análise sobre a exposição infantil na rede social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15631

Palavras-chave:

infância, exposição digital, vulnerabilidade, TikTok

Resumo

O estudo analisa a exposição infantil no TikTok, com foco nos riscos relacionados à superexposição na plataforma. A pesquisa baseou-se na análise qualitativa de 47 vídeos coletados por meio de hashtags específicas e critérios temporais. Os vídeos foram categorizados em dança, memes, tutoriais, desafios, dublagem, conscientização e cotidiano, e os comentários dos usuários foram examinados para identificar percepções sobre as crianças. Os resultados revelam algum tipo de vulnerabilidade, como a sexualização precoce, a exposição a situações perigosas e a instrumentalização infantil para obtenção de curtidas ou lucros. Apesar das diretrizes de segurança do TikTok, que restringem o acesso de menores de 13 anos, verificou-se a insuficiência dessas medidas, com 40% dos vídeos postados por responsáveis e 35% compartilhados sem autorização. Constatou-se que a exposição excessiva afeta o desenvolvimento social e emocional das crianças, evidenciando a importância de ações conjuntas entre plataformas digitais, cuidadores e sociedade para assegurar um ambiente virtual seguro. Recomenda-se ampliar a pesquisa por meio de entrevistas e análises mais extensas para aprofundar a compreensão da interação entre infância e tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glenda Malta de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestranda em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Contribuição de autoria: autora.

Késia Wilds Santos Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Professora na Secretaria Municipal de Educação do Recife/PE.

Contribuição de autoria: autora.

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades (GEPIFHRI). Coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos.

Contribuição de autoria: autora.

Referências

AGUIAR, Giancarlo de; ARAUJO, Saraina Gonçalves de; NIEBUHR, Miriam Cestari. A adultização da criança na atualidade face à mídia influenciadora. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, 2019.

AGRELA, Lucas. Brasil é segundo país que mais usa TikTok no mundo. Revista Exame, 28 set. 2021. Disponível em:

<https://exame.com/tecnologia/brasil-e-segundo-pais-que-mais-usa-tiktok-no-mundo/>. Acesso em: 05 de maio de 2023.

ARAUJO, Lorena Silvestre. A erotização infantil induzida pela mídia sob a análise do princípio da proteção integral da criança. 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Ed. Loyola, 2007.

Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil, ano 2022: Relatório de coleta de dados.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. BRASIL.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Ed. Graphia, 1999.

LEVIN, Esteban. Rumo a uma infância virtual?: a imagem corporal sem corpo. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2007.

KELLY, Kevin. Inevitável: as 12 Forças Tecnológicas que Mudarão o Nosso Mundo. Rio de Janeiro: Ed. Alta Books, 2011.

RAVASIO, Marcele; FUHR, Ana Paulo. Infância e tecnologia: aproximações e diálogos.

Revista ETD - Educação Temática Digital, 15(2), p. 220–229, 2013. Disponível em:

<https://doi.org/10.20396/etd.v15i2.1279>. Acesso em: 10 de junho de 2023.

MARANGON, Cristiane. Crianças na era digital. Revista Pátio-Educação Infantil, Porto Alegre, Ano IX, n. 28, p. 40-43, jul./set. 2011. ISSN 1677-3721.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

MARTINS FILHO, José. A criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo. Papirus Editora, 2008.

MUSSO, Pierre. A Filosofia da Rede. In: PARENTE, A. (Org). Tramas da Rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. 4a ed. Ed. Sulina, 2015.

OLIVEIRA, Fernanda Monteiro de. Superposição infantil nas redes sociais: reflexos emocionais na formação mental da criança. 2021.

OROFINO, Isabel. Recepção, consumo crianças: apontamentos para uma reflexão sobre o conceito de agencia na infância. In: ROCHA, Rose de Melo; CASAQUI, Vander. Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2012. p.248-267.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. In: On the horizon – MCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, out. 2001.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil: A construção corporativa da infância. Rio de Janeiro, 2001.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2a modernidade. Braga, 2004.

TOMAZ, Renata. Youtubers mirins e as subjetividades infantis contemporâneas. In: FRANÇA. Vera; SIMÕES, Paula; PRADO, Denise. (Org.). Celebridades no Século XXI, volume 2: diversos perfis, diferentes apelos. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2020. p. 185-202.

LIMA, Antonia; DOS SANTOS, Débora Maria; COVALESKI, Rogério Luiz. Seu Filho Está on-line: Segurança Digital de Crianças e Controle Parental no TikTok. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

ALMEIDA, G. M. de; OLIVEIRA, K. W. S.; BONA, V. de. As crianças no TikTok: uma análise sobre a exposição infantil na rede social. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15631, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15631. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15631. Acesso em: 21 dez. 2024.