Educación en la Amazonia con justicia social y garantía del derecho a la educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11577

Palabras clave:

educación en la Amazonía, justicia social, derecho a la educación

Resumen

Realizamos una entrevista narrativa con el Profesor Heraldo Simões Ferreira, Profesor de Conferencia de apertura del 4º Encuentro Regional Norte de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd), realizado el 9 de noviembre de 2022, en la Universidad Federal de Amapá (UNIFAP), en la ciudad de Macapá, estado de Amapá

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Educadora popular. Líder do Grupo de pesquisas sobre adolescência e juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção (GEPJUV/UFPA). Diretora Regional Norte da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (REDEJUBRA) e membro do Comitê Pará da Campanha Nacional pelo direito à educação. Contribuição de autoria: Autoria do texto.

Citas

X FOSPA. Declaração Panamazônica de Belém: documento final do X Fórum Social Panamazônico. 2022. Disponível em https://www.fospabelem.com.br/pt_br. Acesso em 07 de novembro de 2022.

CNDE. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Carta Compromisso eleições 2022. Disponível em: https://campanha.org.br/cartacompromisso. Acesso em 08/11/2022.

Comisión Amazonica de Desarrollo y Medio Ambiente. Editorial Oveja Negra, 1994. 2ª ed. Disponível em https://www.amazonia.bo/administrador/imgnoticia/mitos.pdf. Acesso em 07/11/2022.

FANON, Frantz. Peau noire, masques blancs (Pele negra, máscaras brancas). Editora da Universidade Federal da Bahia, 2008.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global, 2008.

LEAL, Oscar. Viagem a um país de selvagens. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2012.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória. Tensões territoriais em curso. IPDRS / CIDES - UMSA, 2018

RAISG, 2020. Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada. Amazônia sob pressão / realização RAISG; [tradução Nina Jacomini]. 1. ed. São Paulo: ISA – Instituto Socioambiental, 2021.

Publicado

2022-11-10

Cómo citar

SILVA, L. I. da C. Educación en la Amazonia con justicia social y garantía del derecho a la educación. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11577, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11577. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11577. Acesso em: 22 nov. 2024.