SUPERMERCADOS ENQUANTO ESPAÇOS DE CULTURA CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10151

Palavras-chave:

Ensino de Química, Cultura científica, Marketing científico

Resumo

Estudos recentes na área de Ensino de Ciências indicam ser necessário considerar a cultura científica como parte fundamental da formação dos cidadãos e que uma verdadeira cultura científica não pode ser separada da cultura clássica, mas deve ser considerada como parte integrante e essencial dela. Nesse contexto, o presente ensaio tem como objetivo indicar a potencialidade de supermercados como espaços que contribuem para a formação da cultura científica. Para isto, exploramos alguns termos (colesterol, glúten e fator de proteção solar), comumente observados em embalagens de produtos industrializados, que podem ser utilizados como temas de estudo em disciplinas de Química. Chamamos a atenção para o fato de alguns termos científicos serem utilizados apenas como marketing científico para influenciar a compra do produto, tal como os termos "sem colesterol" e "sem glúten". Defendemos que os supermercados são espaços coadjuvantes de divulgação da ciência e que, no contexto da Educação Básica, podem (e devem) ser entendidos pelos professores de Ciências como um rico espaço para trabalhar a cultura científica, uma vez que a produção dos inúmeros produtos ali contidos possuem muita ciência e tecnologia associadas. Trata-se, portanto, de uma possibilidade que permite ampliar a cultura clássica dos estudantes com a cultura científica, objetivo das disciplinas científicas.

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Biografia do Autor

Manoel Henrique Estércio Farias Plácido, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciado em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Rafaelle Bonzanini Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). E-mail:
adrianoromero@utfpr.edu.br

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Plácido, M. H. E. F., Romero, R. B. ., & Romero, A. L. (2022). SUPERMERCADOS ENQUANTO ESPAÇOS DE CULTURA CIENTÍFICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-26. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10151

Edição

Seção

Dossiê Temático