ESTADO DO CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO E CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICA REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11426Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Prática reflexiva, Formação de professores, Prática docenteResumo
Pesquisar sobre a formação de professores em exercício fomentou a realização de uma revisão de literatura, intencionando analisar as concepções de prática reflexiva que emergem nas pesquisas sobre a formação de profissionais da educação em exercício. Para tanto, o campo empírico foi constituído por teses e dissertações publicadas no catálogo do Banco de Teses da Capes, no período de 2007 a 2012, a partir dos descritores “prática reflexiva”, professor reflexivo”, “formação em exercício/serviço”. Na realização deste trabalho, as pesquisas voltadas para a valorização dos profissionais da docência e sua formação serviram de base teórica, estabelecendo um diálogo com os estudos de Schön (1995; 2000), Zeicnher (1993; 1995; 2008), entre outros autores. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada na organização dos dados, referendado em Bardin (2010). Os resultados demonstram que os estudos focalizam as influências da formação em exercício sobre o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula, assim como buscam analisar as políticas públicas de formação docente e as ações tomadas pelas instituições superiores de ensino ao implantarem essas formações emergenciais. Os dados revelam que embora defenda-se a formação prática reflexiva, os cursos apresentam fragilidades nas suas proposições em fomentar mudanças nas práticas dos professores-cursistas.
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